Aula sobre O Palco Italiano

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O palco italiano é um modelo de palco criado no Renascimento e que se tornou muito popular em todo o mundo. Ele é caracterizado por ter uma estrutura em forma de caixa com uma abertura frontal, permitindo que o público tenha uma visão clara do palco. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre a história do palco italiano e como ele influenciou o teatro moderno. Eles também criarão um template de registro de aprendizagem para desenvolver o tema e seus subtópicos. A metodologia ativa Ensino Híbrido será utilizada para tornar a aula mais envolvente e didática, além de incentivar a autonomia dos alunos.

  1. Etapa 1 - Introdução (20 minutos)

    Professor, na metodologia Ensino Híbrido, é necessário disponibilizar aos estudantes materiais para uma pesquisa prévia. Portanto, organize textos, imagens e vídeos sobre o palco italiano, compartilhe com a turma e peça para realizarem anotações sobre os pontos mais importantes. Na aula, promova uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar suas descobertas sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Análise do palco italiano (40 minutos)

    Após a roda de conversa, compartilhe outras imagens e vídeos do palco italiano para que a turma possa discutir suas características. Eles também farão uma lista de peças famosas encenadas em palcos assim.

  3. Etapa 3 - Criação do template de registro de aprendizagem (30 minutos)

    Os alunos criarão um template de registro de aprendizagem para desenvolver o tema e seus subtópicos. Disponibilize um modelo para eles seguirem.

  4. Etapa 4 - Pesquisa sobre o palco italiano (60 minutos)

    Os alunos farão uma pesquisa mais aprofundada sobre o palco italiano e seus impactos no teatro moderno. Eles usarão o template de registro de aprendizagem para registrar suas descobertas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados da pesquisa (30 minutos)

    Os alunos apresentarão suas descobertas para a turma e discutirão como o palco italiano influenciou o teatro moderno.

  6. Etapa 6 - Reflexão (20 minutos)

    Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como o template de registro de aprendizagem os ajudou a organizar suas ideias.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)

    Os alunos podem ser incentivados a assistir a uma peça de teatro encenada em um palco italiano e escrever uma análise sobre como a estrutura do palco influenciou a encenação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço;
  • Estimular a criatividade e a organização dos alunos na criação de um template de registro de aprendizagem;
  • Promover a colaboração entre os alunos na apresentação dos resultados da pesquisa.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em sala de aula;
  • Criação de um template de registro de aprendizagem completo e organizado;
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos;
  • Habilidade dos alunos em apresentar suas descobertas de forma clara e objetiva;
  • Reflexão sobre o que foi aprendido na aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em sala de aula;
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema;
  • Orientar os alunos na criação do template de registro de aprendizagem;
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback construtivo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em sala de aula;
  • Realizar a pesquisa de forma completa e organizada;
  • Criar um template de registro de aprendizagem completo e organizado;
  • Apresentar suas descobertas de forma clara e objetiva;
  • Refletir sobre o que foi aprendido na aula.