Aula sobre O Palco Italiano
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Professor, apresente o tema da aula e explique o que é o palco italiano e suas características. Se possível, compartilhe imagens de teatros que utilizam esse modelo.Etapa 2 - Rotação por estações (90 minutos)
Explique à turma o que é rotação por estações. Em seguida, organize-a em três grupos, orientando que cada um ocupe uma estação e, durante 30 minutos, realize a proposta de atividade. Quando o tempo finalizar, os grupos devem se direcionar para a estação seguinte.Estação 1 - Pesquisa (30 minutos)
Nesta estação, o grupo receberá um tema relacionado ao palco italiano para pesquisar. Eles deverão utilizar livros e a internet para encontrar informações sobre o tema. Alguns exemplos de temas são: história do palco italiano, características do palco italiano, teatros famosos que utilizam o palco italiano.
Estação 2 - Criação (30 minutos)
Nesta estação, cada grupo receberá materiais para criar um modelo de palco italiano. Eles deverão seguir as características apresentadas na primeira etapa e utilizar a criatividade para criar um modelo único.
Estação 3 - Análise (30 minutos)
Os alunos deverão analisar diferentes exemplos de teatros que utilizam o palco italiano. Eles deverão observar as características do palco e como elas são utilizadas na encenação de peças teatrais.
Etapa 3 - Apresentação (20 minutos)
Cada grupo apresentará suas pesquisas, modelos de palco e análises para a turma. Professor, se possível, utilize recursos audiovisuais para auxiliar na apresentação.Etapa 4 - Discussão (20 minutos)
Conduza uma discussão com a turma sobre o que foi aprendido na aula e como o palco italiano é utilizado no teatro atualmente. Os alunos também poderão compartilhar suas opiniões e dúvidas sobre o tema.Etapa 5 - Conclusão (10 minutos)
Realize uma conclusão sobre a aula e reforce os principais pontos aprendidos pelos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço;
- Estimular a criatividade dos alunos na criação de modelos de palco italiano;
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias para a turma.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
- Qualidade das pesquisas realizadas pelos grupos;
- Criatividade na criação dos modelos de palco italiano;
- Capacidade de análise dos exemplos de teatros apresentados;
- Qualidade da apresentação final realizada pelos grupos.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva;
- Orientar os alunos nas atividades propostas;
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades;
- Conduzir a discussão final sobre o tema;
- Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.
Ações do aluno
- Realizar as pesquisas propostas;
- Criar modelos de palco italiano utilizando a criatividade;
- Analisar os exemplos de teatros apresentados;
- Apresentar as pesquisas, modelos de palco e análises para a turma;
- Participar ativamente das atividades propostas.