Aula sobre O Palco Italiano
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O palco italiano é um tipo de palco utilizado em teatros e óperas que surgiu na Itália no século XVI. Ele é caracterizado por ter uma forma retangular, com uma abertura na frente, chamada de boca de cena, e uma série de cortinas que permitem a troca rápida de cenários. O palco italiano foi uma inovação importante na história do teatro, pois permitiu uma maior interação entre atores e público, além de possibilitar a criação de cenários mais complexos e realistas.
Nesta aula, vamos explorar o palco italiano e sua importância na história do teatro. Utilizando a metodologia da Sala de Aula Invertida, os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o tema, com o objetivo de desenvolver a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
Etapa 1 - Introdução (20 minutos)
Professor, apresente o tema da aula e explique o que é o palco italiano. Em seguida, se possível, compartilhe um vídeo sobre o assunto com a turma.Etapa 2 - Pesquisa (40 minutos)
Em grupos, os alunos irão pesquisar sobre o palco italiano e suas características. Eles devem buscar informações em livros, sites e outros materiais que você disponibilizar.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual (60 minutos)
Os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o palco italiano, com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente-os na criação, explicando como o mapa deve ser organizado e quais informações devem ser incluídas.Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais (40 minutos)
Cada grupo de alunos irá apresentar seu mapa conceitual para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e estimule o debate sobre o tema.Etapa 5 - Discussão em grupo (30 minutos)
Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre o que aprenderam durante a aula e compartilhar suas opiniões e ideias.Etapa 6 - Avaliação (20 minutos)
Avalie o desempenho dos alunos durante a aula, considerando a participação, o envolvimento e a qualidade do mapa conceitual criado.Etapa 7 - Fechamento (10 minutos)
Realize um breve resumo da aula e reforce a importância do palco italiano na história do teatro.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço;
- Estimular a criatividade e a capacidade de organização dos alunos;
- Incentivar a participação e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação e envolvimento dos alunos durante a aula;
- Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos;
- Capacidade de pesquisa e análise dos alunos.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual;
- Estimular a participação e o debate entre os alunos;
- Avaliar o desempenho dos alunos durante a aula.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o palco italiano e suas características;
- Criar um mapa conceitual sobre o tema;
- Participar ativamente das discussões em grupo.