Aula sobre O Pan Americanismo Hoje O Caso Do Mercosul E Da Alca

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O Pan-americanismo é um tema importante para entendermos as relações entre os países da América. Nesta aula, vamos falar sobre o Mercosul e a Alca, duas organizações que buscam integrar economicamente os países da região. Vamos utilizar a metodologia Design Thinking para criar um mapa de empatia, que nos ajudará a entender melhor as características e os principais pensadores do Pan-americanismo. Para isso, vamos pensar em exemplos práticos e cotidianos que possam nos ajudar a compreender melhor o tema.

Design Thinking


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula, contextualizando o Pan-americanismo e explicando o que são o Mercosul e a Alca. Utilize exemplos práticos para facilitar a compreensão dos alunos.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos serão divididos em grupos e irão criar um mapa de empatia sobre o Pan-americanismo. Cada grupo irá preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Auxilie os alunos na criação do mapa.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia para a turma, explicando as perspectivas da que escolheram.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia e discutir com a turma as principais características e pensadores do Pan-americanismo.

  5. Etapa 5 - Debate

    Será realizado um debate em sala de aula sobre as vantagens e desvantagens do Mercosul e da Alca. Incentive os alunos a participarem dos debates e expor suas opiniões.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, reforçando os principais pontos abordados na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Conhecer as características e os principais pensadores do Pan-americanismo.
  • Estimular a participação e o debate em sala de aula.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e criar um mapa de empatia.

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade do mapa de empatia criado pelos alunos.
  • Participação e argumentação dos alunos no debate em sala de aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Estimular a participação e o debate em sala de aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo na criação do mapa de empatia.
  • Participar do debate em sala de aula e expor suas opiniões.