Aula sobre O Pan Americanismo Hoje O Caso Do Mercosul E Da Alca

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O Pan-americanismo é um tema importante para entendermos as relações entre os países do continente americano. Nesta aula, vamos focar no Mercosul e na Alca, duas organizações que pretendem promover a integração econômica entre os países da América. Vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação para que os alunos possam criar um mapa de registro de um jogo que represente o tema. Dessa forma, os estudantes poderão desenvolver habilidades como criatividade, trabalho em equipe e conhecimento sobre o Pan-americanismo.

Gamificação


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Você irá apresentar o tema e explicar o que é o Pan-americanismo, o Mercosul e a Alca. Serão utilizados exemplos práticos para que os alunos possam entender melhor o assunto.

  2. Etapa 2 - Introdução à metodologia Gamificação

    Você irá explicar o que é a metodologia Gamificação e como ela será aplicada na aula. Serão apresentados exemplos de jogos que utilizam essa metodologia.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Os alunos serão divididos em grupos e terão que criar um mapa de registro de um jogo que represente o tema. O mapa deve conter os campos “Nome do Jogo”, “Objetivo do Jogo”, “Desafios do Jogo”, “Níveis”, “Esquema de Recompensas”, “Informações para o consumidor final” e “por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso”?

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar o seu jogo para a turma. Os alunos deverão explicar como o jogo funciona e como ele representa o tema.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre os jogos apresentados. Eles deverão avaliar os jogos dos outros grupos e dar sugestões para melhorias.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Você irá concluir a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem estudando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Conhecer as características e os principais pensadores do Pan-americanismo.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Promover a integração entre os países da América.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do mapa de registro do jogo.
  • Coerência entre o jogo criado e o tema proposto.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Clareza na apresentação do jogo.
  • Capacidade de avaliar e dar sugestões para melhorias nos jogos dos outros grupos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Explicar a metodologia Gamificação e como ela será aplicada na aula.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de registro do jogo.
  • Estimular a participação e colaboração em grupo.
  • Avaliar os jogos criados pelos alunos e dar feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa de registro do jogo.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
  • Apresentar o jogo de forma clara e objetiva.
  • Avaliar os jogos dos outros grupos e dar sugestões para melhorias.
  • Demonstrar interesse e engajamento no tema proposto.