Aula sobre O Pan Americanismo Hoje O Caso Do Mercosul E Da Alca
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O Pan-americanismo é um tema importante para entendermos as relações entre os países do continente americano. Nesta aula, vamos focar no Mercosul e na Alca, duas organizações que pretendem promover a integração econômica entre os países da América. Vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação para que os alunos possam criar um mapa de registro de um jogo que represente o tema. Dessa forma, os estudantes poderão desenvolver habilidades como criatividade, trabalho em equipe e conhecimento sobre o Pan-americanismo.
Gamificação
Etapa 1 - Apresentação do tema
Você irá apresentar o tema e explicar o que é o Pan-americanismo, o Mercosul e a Alca. Serão utilizados exemplos práticos para que os alunos possam entender melhor o assunto.Etapa 2 - Introdução à metodologia Gamificação
Você irá explicar o que é a metodologia Gamificação e como ela será aplicada na aula. Serão apresentados exemplos de jogos que utilizam essa metodologia.Etapa 3 - Criação do mapa de registro
Os alunos serão divididos em grupos e terão que criar um mapa de registro de um jogo que represente o tema. O mapa deve conter os campos “Nome do Jogo”, “Objetivo do Jogo”, “Desafios do Jogo”, “Níveis”, “Esquema de Recompensas”, “Informações para o consumidor final” e “por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso”?Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar o seu jogo para a turma. Os alunos deverão explicar como o jogo funciona e como ele representa o tema.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre os jogos apresentados. Eles deverão avaliar os jogos dos outros grupos e dar sugestões para melhorias.Etapa 6 - Conclusão
Você irá concluir a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem estudando sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Conhecer as características e os principais pensadores do Pan-americanismo.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
- Promover a integração entre os países da América.
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação do mapa de registro do jogo.
- Coerência entre o jogo criado e o tema proposto.
- Participação e colaboração em grupo.
- Clareza na apresentação do jogo.
- Capacidade de avaliar e dar sugestões para melhorias nos jogos dos outros grupos.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Explicar a metodologia Gamificação e como ela será aplicada na aula.
- Orientar os alunos na criação do mapa de registro do jogo.
- Estimular a participação e colaboração em grupo.
- Avaliar os jogos criados pelos alunos e dar feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do mapa de registro do jogo.
- Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
- Apresentar o jogo de forma clara e objetiva.
- Avaliar os jogos dos outros grupos e dar sugestões para melhorias.
- Demonstrar interesse e engajamento no tema proposto.