Aula sobre O Pan Americanismo Hoje O Caso Do Mercosul E Da Alca
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
O Pan-americanismo é um movimento político e social que busca a união dos países das Américas em torno de interesses comuns. Nesta aula, vamos estudar o Pan-americanismo hoje, com foco no Mercosul e na Alca. O Mercosul é um bloco econômico formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, enquanto a Alca é um projeto de livre comércio que envolveria todos os países das Américas, exceto Cuba. Vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações para desenvolver a habilidade dos alunos em "Conhecer as características e os principais pensadores do Pan-americanismo".
Rotação por estações
Etapa 1 - Introdução
Você irá apresentar o tema e explicar a metodologia que será utilizada na aula. Em seguida, irá dividir a turma em três grupos. Você pode, se o número de alunos for grande, dividir em mais grupos e duplicar as estações; obtendo duas trilhas com as estações.Etapa 2 - Estação 1 - Características do Mercosul
Os alunos da estação 1 irão pesquisar e discutir as características do Mercosul, como sua criação, objetivos, membros e principais acordos comerciais. Eles podem utilizar materiais impressos ou digitais para realizar a pesquisa.Etapa 3 - Estação 2 - Características da Alca
Os alunos da estação 2 irão pesquisar e discutir as características da Alca, como sua criação, objetivos, membros e principais acordos comerciais. Eles podem utilizar materiais impressos ou digitais para realizar a pesquisa.Etapa 4 - Estação 3 - Pensadores do Pan-americanismo
Os alunos da estação 3 irão pesquisar e discutir os principais pensadores do Pan-americanismo, como Simón Bolívar, José Martín e Pancho Villa. Eles podem utilizar materiais impressos ou digitais para realizar a pesquisa.Etapa 5 - Síntese
Os alunos retornam ao grande grupo da sala de aula e compartilham as informações que coletaram em suas estações. Você irá mediar a discussão e ajudar a sintetizar as informações.Etapa 6 - Reflexão
Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam na aula e como isso pode ser aplicado em suas vidas.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e forneça um feedback.
Intencionalidades pedagógicas
- Conhecer as características e os principais pensadores do Pan-americanismo".
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Promover a reflexão crítica sobre o tema.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e discussão em grupo.
- Compreensão das características do Mercosul e da Alca.
- Conhecimento dos principais pensadores do Pan-americanismo.
- Capacidade de sintetizar e compartilhar informações.
- Reflexão crítica sobre o tema.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a metodologia.
- Mediar a discussão e ajudar a sintetizar as informações.
- Avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.
- Fornecer feedback aos alunos.
- Estimular a reflexão crítica sobre o tema.
Ações do aluno
- Participar ativamente da pesquisa e discussão em grupo.
- Compreender as características do Mercosul e da Alca.
- Conhecer os principais pensadores do Pan-americanismo.
- Sintetizar e compartilhar informações.
- Refletir criticamente sobre o tema.