Aula sobre O Pan Americanismo Hoje O Caso Do Mercosul E Da Alca

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O Pan-americanismo é um movimento político e social que busca a união dos países das Américas em torno de interesses comuns. Nesta aula, vamos estudar o Pan-americanismo hoje, com foco no Mercosul e na Alca. O Mercosul é um bloco econômico formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, enquanto a Alca é um projeto de livre comércio que envolveria todos os países das Américas, exceto Cuba. Vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações para desenvolver a habilidade dos alunos em "Conhecer as características e os principais pensadores do Pan-americanismo".

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá apresentar o tema e explicar a metodologia que será utilizada na aula. Em seguida, irá dividir a turma em três grupos. Você pode, se o número de alunos for grande, dividir em mais grupos e duplicar as estações; obtendo duas trilhas com as estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Características do Mercosul

    Os alunos da estação 1 irão pesquisar e discutir as características do Mercosul, como sua criação, objetivos, membros e principais acordos comerciais. Eles podem utilizar materiais impressos ou digitais para realizar a pesquisa.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Características da Alca

    Os alunos da estação 2 irão pesquisar e discutir as características da Alca, como sua criação, objetivos, membros e principais acordos comerciais. Eles podem utilizar materiais impressos ou digitais para realizar a pesquisa.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Pensadores do Pan-americanismo

    Os alunos da estação 3 irão pesquisar e discutir os principais pensadores do Pan-americanismo, como Simón Bolívar, José Martín e Pancho Villa. Eles podem utilizar materiais impressos ou digitais para realizar a pesquisa.

  5. Etapa 5 - Síntese

    Os alunos retornam ao grande grupo da sala de aula e compartilham as informações que coletaram em suas estações. Você irá mediar a discussão e ajudar a sintetizar as informações.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam na aula e como isso pode ser aplicado em suas vidas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e forneça um feedback.

Intencionalidades pedagógicas

  • Conhecer as características e os principais pensadores do Pan-americanismo".
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Promover a reflexão crítica sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e discussão em grupo.
  • Compreensão das características do Mercosul e da Alca.
  • Conhecimento dos principais pensadores do Pan-americanismo.
  • Capacidade de sintetizar e compartilhar informações.
  • Reflexão crítica sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia.
  • Mediar a discussão e ajudar a sintetizar as informações.
  • Avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.
  • Fornecer feedback aos alunos.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e discussão em grupo.
  • Compreender as características do Mercosul e da Alca.
  • Conhecer os principais pensadores do Pan-americanismo.
  • Sintetizar e compartilhar informações.
  • Refletir criticamente sobre o tema.