Aula sobre O Pan Americanismo Hoje O Caso Do Mercosul E Da Alca
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O Pan-americanismo é um movimento político e econômico que busca a integração dos países das Américas. Nesta aula, vamos estudar o caso do Mercosul e da Alca, duas organizações que buscam a integração econômica dos países da América Latina e do Norte, respectivamente. Vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em "Conhecer as características e os principais pensadores do Pan-americanismo".
Sala de Aula Invertida
Etapa 1 - Introdução
Você irá apresentar o tema e contextualizar o Pan-americanismo, explicando o que é e como ele se aplica na atualidade. Incentive os alunos a fazer perguntas e a expressar suas opiniões sobre o tema.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Os alunos deverão pesquisar sobre o Mercosul e a Alca, buscando informações sobre sua criação, objetivos e funcionamento. Eles deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos para discutir as informações que encontraram sobre o Mercosul e a Alca. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões e opiniões sobre as organizações.Etapa 4 - Debate em sala de aula
Você irá mediar um debate em sala de aula sobre as vantagens e desvantagens do Mercosul e da Alca. Os alunos deverão utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e expressar suas opiniões.Etapa 5 - Conclusão
Você irá fazer uma síntese do debate e das opiniões dos alunos, reforçando a importância do Pan-americanismo e da integração dos países das Américas.Etapa 6 - Avaliação
Avalie os estudantes com base na participação durante a aula e na qualidade do material produzido.
Intencionalidades pedagógicas
- Conhecer as características e os principais pensadores do Pan-americanismo.
- Estimular a pesquisa e a busca por informações sobre o tema.
- Desenvolver a capacidade dos alunos de expressar suas opiniões e debater em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e na discussão em grupo.
- Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
- Participação construtiva no debate em sala de aula.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar o Pan-americanismo.
- Mediar o debate em sala de aula.
- Fazer uma síntese do debate e das opiniões dos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o Mercosul e a Alca.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
- Participar ativamente da discussão em grupo e do debate em sala de aula.