Aula sobre O Pan Americanismo Hoje O Caso Do Mercosul E Da Alca

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O Pan-americanismo é um movimento político e econômico que busca a integração dos países das Américas. Nesta aula, vamos estudar o caso do Mercosul e da Alca, duas organizações que buscam a integração econômica dos países da América Latina e do Norte, respectivamente. Vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em "Conhecer as características e os principais pensadores do Pan-americanismo".

Sala de Aula Invertida


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá apresentar o tema e contextualizar o Pan-americanismo, explicando o que é e como ele se aplica na atualidade. Incentive os alunos a fazer perguntas e a expressar suas opiniões sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos deverão pesquisar sobre o Mercosul e a Alca, buscando informações sobre sua criação, objetivos e funcionamento. Eles deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos para discutir as informações que encontraram sobre o Mercosul e a Alca. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões e opiniões sobre as organizações.

  4. Etapa 4 - Debate em sala de aula

    Você irá mediar um debate em sala de aula sobre as vantagens e desvantagens do Mercosul e da Alca. Os alunos deverão utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e expressar suas opiniões.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Você irá fazer uma síntese do debate e das opiniões dos alunos, reforçando a importância do Pan-americanismo e da integração dos países das Américas.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie os estudantes com base na participação durante a aula e na qualidade do material produzido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Conhecer as características e os principais pensadores do Pan-americanismo.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações sobre o tema.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de expressar suas opiniões e debater em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
  • Participação construtiva no debate em sala de aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar o Pan-americanismo.
  • Mediar o debate em sala de aula.
  • Fazer uma síntese do debate e das opiniões dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o Mercosul e a Alca.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e do debate em sala de aula.