Aula sobre O Papel Ambiental E Territorial Da Antartica
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
A Antártica é um continente localizado no extremo sul do planeta Terra, e é considerado um dos lugares mais inóspitos do mundo. Sua importância ambiental e territorial se dá por ser o maior reservatório de água doce do planeta, além de ser um importante regulador climático global. Além disso, a Antártica é um território internacional, com diferentes países possuindo bases de pesquisa científica no continente. Essa atividade procura analisar o papel ambiental e territorial da Antártica no contexto geopolítico, sua relevância para os países da América do Sul e seu valor como área destinada à pesquisa e à compreensão do ambiente global.
Etapa 1 - Contextualização
Apresente o tema e explique da importância da Antártica para o equilíbrio ambiental e climático do planeta. Faça uma roda de conversa para saber o que os estudantes já sabem sobre o tema.Etapa 2 - Formação das equipes
Divida a turma em grupos e apresente a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos.Etapa 3 - Construção do modelo de avaliação
Oriente os alunos na construção do modelo de avaliação por pares, explicando os critérios de avaliação. Uma sugestão é avaliação por rubricas.Etapa 4 - Pesquisa
Oriente a realização das pesquisas sobre o papel ambiental e territorial da Antártica, utilizando fontes diversas e confiáveis. Organize os materiais necessários.Etapa 5 - Relatório
Explique para os alunos que elaborem argumentos consistentes e embasados para a apresentação do projeto. Forneça um modelo de relatório para os alunos.Etapa 6 - Apresentação
Organize o tempo de apresentação dos projetos e da avaliação pelos grupos utilizando o modelo criado na etapa 3.Etapa 7 - Síntese e fechamento
Faça uma síntese dos principais assuntos discutidos. Verifique se há dúvidas e se assunto precisa ser retomado, ou se pode ser aprofundado.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar o papel ambiental e territorial da Antártica no contexto geopolítico.
- Compreender a relevância da Antártica para os países da América do Sul.
- Valorizar a importância da Antártica como área destinada à pesquisa e à compreensão do ambiente global.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo: capacidade de trabalhar em equipe, distribuição de tarefas e cumprimento de prazos.
- Construção dos argumentos: capacidade de desenvolver argumentos consistentes e embasados em fontes confiáveis.
- Apresentação e comunicação: clareza e objetividade na apresentação oral do projeto.
- Desempenho geral: capacidade de cumprir as etapas do projeto e atingir os objetivos propostos.
- Participação: engajamento e participação ativa nas atividades propostas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância da Antártica para o equilíbrio ambiental e climático do planeta.
- Dividir a turma em grupos e apresentar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos.
- Orientar os alunos na construção do modelo de avaliação por pares, explicando os critérios de avaliação.
- Acompanhar o desenvolvimento dos projetos e orientar os alunos na busca por fontes confiáveis de informação.
- Realizar uma avaliação final do desempenho dos alunos, considerando os critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Realizar pesquisas sobre o papel ambiental e territorial da Antártica, utilizando fontes confiáveis.
- Desenvolver argumentos consistentes e embasados para a apresentação do projeto.
- Criar o modelo de avaliação por pares, estabelecendo os critérios de avaliação.
- Apresentar o projeto e avaliar os projetos dos demais grupos utilizando o modelo criado.