Aula sobre O Papel Ambiental E Territorial Da Antartica

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A Antártica é um continente localizado no extremo sul do planeta Terra, e é considerado um dos lugares mais inóspitos do mundo. Sua importância ambiental e territorial se dá por ser o maior reservatório de água doce do planeta, além de ser um importante regulador climático global. Além disso, a Antártica é um território internacional, com diferentes países possuindo bases de pesquisa científica no continente. Essa atividade procura analisar o papel ambiental e territorial da Antártica no contexto geopolítico, sua relevância para os países da América do Sul e seu valor como área destinada à pesquisa e à compreensão do ambiente global.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Apresente o tema e explique da importância da Antártica para o equilíbrio ambiental e climático do planeta. Faça uma roda de conversa para saber o que os estudantes já sabem sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Formação das equipes

    Divida a turma em grupos e apresente a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos.

  3. Etapa 3 - Construção do modelo de avaliação

    Oriente os alunos na construção do modelo de avaliação por pares, explicando os critérios de avaliação. Uma sugestão é avaliação por rubricas.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Oriente a realização das pesquisas sobre o papel ambiental e territorial da Antártica, utilizando fontes diversas e confiáveis. Organize os materiais necessários.

  5. Etapa 5 - Relatório

    Explique para os alunos que elaborem argumentos consistentes e embasados para a apresentação do projeto. Forneça um modelo de relatório para os alunos.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Organize o tempo de apresentação dos projetos e da avaliação pelos grupos utilizando o modelo criado na etapa 3.

  7. Etapa 7 - Síntese e fechamento

    Faça uma síntese dos principais assuntos discutidos. Verifique se há dúvidas e se assunto precisa ser retomado, ou se pode ser aprofundado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar o papel ambiental e territorial da Antártica no contexto geopolítico.
  • Compreender a relevância da Antártica para os países da América do Sul.
  • Valorizar a importância da Antártica como área destinada à pesquisa e à compreensão do ambiente global.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo: capacidade de trabalhar em equipe, distribuição de tarefas e cumprimento de prazos.
  • Construção dos argumentos: capacidade de desenvolver argumentos consistentes e embasados em fontes confiáveis.
  • Apresentação e comunicação: clareza e objetividade na apresentação oral do projeto.
  • Desempenho geral: capacidade de cumprir as etapas do projeto e atingir os objetivos propostos.
  • Participação: engajamento e participação ativa nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância da Antártica para o equilíbrio ambiental e climático do planeta.
  • Dividir a turma em grupos e apresentar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos.
  • Orientar os alunos na construção do modelo de avaliação por pares, explicando os critérios de avaliação.
  • Acompanhar o desenvolvimento dos projetos e orientar os alunos na busca por fontes confiáveis de informação.
  • Realizar uma avaliação final do desempenho dos alunos, considerando os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas sobre o papel ambiental e territorial da Antártica, utilizando fontes confiáveis.
  • Desenvolver argumentos consistentes e embasados para a apresentação do projeto.
  • Criar o modelo de avaliação por pares, estabelecendo os critérios de avaliação.
  • Apresentar o projeto e avaliar os projetos dos demais grupos utilizando o modelo criado.