Aula sobre O Papel Ambiental E Territorial Da Antartica

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A Antártica é um dos continentes mais inóspitos e isolados do planeta, mas possui um papel ambiental e territorial fundamental para o equilíbrio do nosso planeta. Além disso, a Antártica é um território disputado por diversos países, que buscam explorar seus recursos naturais e científicos. Nesta aula, os estudantes irão analisar o papel ambiental e territorial da Antártica no contexto geopolítico, sua relevância para os países da América do Sul e seu valor como área destinada à pesquisa e à compreensão do ambiente global. Utilizando a metodologia Design Sprint, os estudantes irão criar um template com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente aos alunos o tema da aula e contextualize a Antártica no cenário mundial. Deverão ser discutidos os principais aspectos ambientais, territoriais e geopolíticos da região. Utilize mapas e imagens para ilustrar a aula.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Divida a turmaem grupos e oriente-os a criar um mapa conceitual sobre o papel ambiental e territorial da Antártica. Cada grupo deverá escolher um aspecto do tema para desenvolver, como: biodiversidade, mudanças climáticas, exploração de recursos naturais, entre outros.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos irão apresentar seus mapas conceituais para a turma e juntos irão decidir quais os aspectos mais relevantes e importantes a serem desenvolvidos. Essa etapa é fundamental para que os alunos possam trabalhar de forma colaborativa e democrática.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com base nos aspectos escolhidos na etapa anterior, os grupos irão criar um protótipo de projeto para desenvolver o tema. Pode ser uma campanha de conscientização ambiental, um projeto de pesquisa científica, entre outros.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos irão apresentar seus projetos para a turma e juntos irão avaliar a eficácia e relevância de cada um. Essa etapa é importante para que os alunos possam refletir sobre o processo de criação e aprendizagem.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Sistematize os principais pontos abordados nesta aula utilizando a lousa ou flip-chart e conclua essa aula promovendo uma reflexão a respeito do tema e como a metodologia utilizada contribuiu para apropriação do tema proposto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre o papel ambiental e territorial da Antártica no contexto geopolítico;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral e escrita.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo;
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelo grupo;
  • Relevância e eficácia do projeto criado pelo grupo;
  • Capacidade de análise crítica sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo;
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual e do projeto;
  • Estimular a reflexão crítica sobre o processo de criação e aprendizagem.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo;
  • Criar um mapa conceitual de qualidade;
  • Criar um projeto relevante e eficaz;
  • Refletir sobre o processo de criação e aprendizagem.