Aula sobre O Papel Ambiental E Territorial Da Antartica

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A Antártica é um continente localizado no extremo sul do planeta Terra, e é considerado um dos lugares mais inóspitos do mundo. Sua importância ambiental e territorial se dá por ser o maior reservatório de água doce do planeta, além de ser um importante regulador climático global. Além disso, a Antártica é um território internacional, com diferentes países possuindo bases de pesquisa científica no continente. Essa atividade procura analisar o papel ambiental e territorial da Antártica no contexto geopolítico, sua relevância para os países da América do Sul e seu valor como área destinada à pesquisa e à compreensão do ambiente global.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique o objetivo da atividade e os critérios de avaliação. Divida os alunos em grupos.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia

    Os alunos, em grupos, criam um mapa de empatia sobre a Antártica. Cada grupo deve preencher os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos se coloquem no lugar de diferentes atores envolvidos na questão da Antártica, como cientistas, governos, empresas e a população local. Oriente que cada grupo escolha um personagem fictício, ou persona para desenvolver a atividade.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os grupos apresentam seus mapas de empatia e discutem as diferentes perspectivas e interesses envolvidos na questão da Antártica.

  4. Etapa 4 - Contextualização

    Contextualize a questão da Antártica na geopolítica mundial e destaque sua importância para os países da América do Sul.

  5. Etapa 5 - Subtópicos

    Os alunos, em grupos, escolhem um dos subtópicos abaixo para aprofundar a análise:

    \- A importância da Antártica para o equilíbrio ambiental global

    \- A disputa territorial entre os países pela Antártica

    \- As pesquisas científicas realizadas na Antártica e seu valor para a compreensão do ambiente global


  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os grupos apresentam suas análises e discutem as diferentes perspectivas e interesses envolvidos em cada subtópico.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e destaque a importância de compreendermos o papel ambiental e territorial da Antártica.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica e reflexiva
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração
  • Ampliar o conhecimento sobre a Antártica e sua importância

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade em grupo
  • Qualidade da análise e argumentação apresentada
  • Coerência com o tema proposto
  • Clareza e objetividade na exposição das ideias

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia
  • Contextualizar o tema no contexto geopolítico mundial
  • Estimular a discussão em grupo e a troca de ideias
  • Sintetizar as ideias apresentadas ao final da aula

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em grupo
  • Criar um mapa de empatia sobre a Antártica
  • Analisar um dos subtópicos propostos
  • Apresentar suas ideias e argumentos de forma clara e objetiva
  • Participar da discussão em grupo e trocar ideias com os colegas.