Aula sobre O Papel Ambiental E Territorial Da Antartica

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A Antártica é um continente localizado no extremo sul do planeta Terra, e é considerado um dos lugares mais inóspitos do mundo. Sua importância ambiental e territorial se dá por ser o maior reservatório de água doce do planeta, além de ser um importante regulador climático global. Além disso, a Antártica é um território internacional, com diferentes países possuindo bases de pesquisa científica no continente. Essa atividade procura analisar o papel ambiental e territorial da Antártica no contexto geopolítico, sua relevância para os países da América do Sul e seu valor como área destinada à pesquisa e à compreensão do ambiente global.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e seus subtópicos, contextualizando a importância da Antártica para o mundo e para os países da América do Sul. Explique a dinâmica da rotação por estações e divida a turma em grupos.

  2. Etapa 2 - Estação 1

    Disponibilize um mapa da Antártica e seus principais pontos de interesse ambiental e territorial. Os alunos irão observar e fazer anotações sobre as informações apresentadas. Elabore uma ficha para o registro dos alunos.

  3. Etapa 3 - Estação 2

    Disponibilize um vídeo sobre a pesquisa científica na Antártica e seus principais objetivos. Os alunos irão assistir e fazer anotações sobre as informações apresentadas. Elabore uma ficha para o registro dos alunos.

  4. Etapa 4 - Estação 3

    Apresente um texto sobre a geopolítica da Antártica e a importância do continente para os países da América do Sul. Os alunos farão a leitura e anotações sobre as informações apresentadas. Elabore uma ficha para o registro dos alunos.

  5. Etapa 5 - Estação 4

    Apresente um conjunto de imagens sobre a fauna e flora da Antártica. Os alunos irão observar e fazer anotações sobre as informações apresentadas. Elabore uma ficha para o registro dos alunos.

  6. Etapa 6 - Dinâmica dos 3 Qs

    Após passar por todas as estações, distribua o modelo da dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena e Que tal para avaliar a atividade e compartilhar suas opiniões e aprendizados nas estações.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese dos principais pontos abordados na atividade e reforce a importância da Antártica para o mundo e para os países da América do Sul.

    Observação: as quatro estações acontecem simultaneamente. Ao final do tempo estabelecido para cada estação (15 ou 20 minutos), os estudantes mudam de estação. Ao final todos os estudantes passarão por todas as estações.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre o papel ambiental e territorial da Antártica.
  • Estimular a capacidade de observação e registro de informações.
  • Promover a reflexão sobre a importância da cooperação internacional na pesquisa científica e na preservação ambiental.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas estações de aprendizagem.
  • Utilização adequada do modelo Dinâmica dos 3 Qs.
  • Capacidade de análise crítica sobre o papel ambiental e territorial da Antártica.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus subtópicos de forma clara e objetiva.
  • Organizar as estações de aprendizagem e orientar os alunos sobre as atividades a serem realizadas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades e promover a reflexão crítica sobre o tema.

Ações do aluno

  • Observar e registrar informações nas estações de aprendizagem.
  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Utilizar o modelo Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e compartilhar suas opiniões e aprendizados.