O partidos políticos no Segundo Reinado

PT, PSDB, MDB, PSOL são todos exemplos de partidos políticos. Mas eles são recentes na nossa história. Vamos entender como era a situação dos principais partidos no Segundo Reinado?

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Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Selecione a alternativa certa sobre o Poder Moderador presente na Constituição brasileira de 1824:

    A) Era o quarto poder que estava acima dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo. Era exercido por D. Pedro II, que tinha poderes quase absolutos.

    B) Foi um poder exercido por D. Pedro II durante o Império. O Poder Moderador substituia o Poder Judiciário.

    C) Era um meio que os políticos tinham pra frear as medidas tomadas pelo imperador.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Ensino Híbrido:

    Nesta aula, vamos estudar sobre os partidos políticos no Segundo Reinado. Vamos entender como eles surgiram, quais eram suas ideologias e como se organizavam. Além disso, vamos analisar como esses partidos influenciaram a política brasileira na época e como isso pode ser relacionado com a política atual. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.
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  4. 4. Rotação por estações:

    Nesta aula, vamos estudar sobre os partidos políticos no Segundo Reinado. Os partidos políticos são grupos que se organizam para defender interesses comuns e disputar o poder político. Nesse período, tivemos a presença de dois partidos principais: o Partido Liberal e o Partido Conservador. Vamos entender como esses partidos se formaram, quais eram suas ideologias e como eles disputavam o poder. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar o equilíbrio das forças e os sujeitos envolvidos nas disputas políticas durante o Primeiro e o Segundo Reinado.
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  5. 5. Design Thinking:

    A compreensão da importância dos partidos políticos no Segundo Reinado é de suma importância. Nesta aula, entenderemos como eles surgiram, quais eram suas ideologias e como se organizavam. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para desenvolver o tema e seus subtópicos. Essa metodologia permitirá que os alunos se coloquem no lugar dos personagens históricos e entendam melhor suas motivações e ações. Além disso, serão usados exemplos práticos e didáticos para tornar o tema mais próximo do cotidiano dos estudantes.
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  6. 6. Design Sprint:

    É necessário compreender o tema dos partidos políticos no Segundo Reinado. Nesta aula, será explorado o surgimento desses partidos, suas ideologias e formas de organização. Além disso, será aplicada a metodologia Design Sprint, que proporciona um trabalho em equipe para solucionar problemas e desenvolver projetos. Será criado um template de Design Sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Essa abordagem metodológica auxiliará os alunos a desenvolverem a habilidade de identificar e analisar o equilíbrio das forças e os agentes envolvidos nas disputas políticas durante o Segundo Reinado
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  7. 7. Aprendizagem Entre Pares:

    Durante o estudo sobre o Segundo Reinado, os alunos terão a oportunidade de explorar os partidos políticos desse período, compreendendo seu surgimento, ideologias e formas de organização. Para enriquecer a experiência de aprendizagem, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares. Os alunos serão incentivados a criar um template de avaliação por pares, no qual cada grupo avaliará o desempenho do outro, considerando critérios como organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação. Através dessa abordagem, busca-se promover uma aprendizagem mais participativa e colaborativa, permitindo uma reflexão aprofundada sobre o tema estudado.
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  8. 8. Sala de Aula Invertida:

    Durante o Segundo Reinado, os partidos políticos desempenharam um papel fundamental na estruturação e dinâmica do sistema político brasileiro. Nessa aula, os estudantes explorarão essa temática por meio da metodologia da sala de aula invertida, em que terão acesso prévio a materiais de estudo sobre os partidos políticos desse período. Além disso, utilizarão o template de Dinâmica dos 3 Qs, que permitirá avaliar a atividade, identificar aspectos positivos, desafios e sugestões de melhorias. Essa abordagem ativa e reflexiva visa promover o engajamento dos estudantes e aprofundar o desenvolvimento do tema.
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