Aula sobre O Partidos Politicos No Segundo Reinado
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Durante o estudo sobre o Segundo Reinado, os alunos terão a oportunidade de explorar os partidos políticos desse período, compreendendo seu surgimento, ideologias e formas de organização. Para enriquecer a experiência de aprendizagem, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares. Os alunos serão incentivados a criar um template de avaliação por pares, no qual cada grupo avaliará o desempenho do outro, considerando critérios como organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação. Através dessa abordagem, busca-se promover uma aprendizagem mais participativa e colaborativa, permitindo uma reflexão aprofundada sobre o tema estudado.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualizar a importância dos partidos políticos no Segundo Reinado. Apresente brevemente cada partido desse contexto: Partido Liberal, Partido Conservador, Partido Progressista, Partido Republicano e Partido da Conciliação. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo irá escolher um líder que será responsável por coordenar as atividades do grupo. Auxilie nessa escolha, caso os estudantes tenham dificuldade.Etapa 3 - Criação do template de avaliação
Cada grupo irá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Eles deverão preencher o template com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar suas pesquisas e o template de avaliação para os demais grupos. Os alunos deverão avaliar as apresentações dos outros grupos utilizando o template criado.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo as avaliações recebidas e as sugestões de melhoria. Eles deverão chegar a um consenso sobre as notas finais. Caso eles tenham dificuldades de entrarem em um consenso, ajude-os mediando a conversa.Etapa 6 - Conclusão
Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre o que foi aprendido e como a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares pode ser aplicada em outras disciplinas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em “Identificar e analisar o equilíbrio das forças e os sujeitos envolvidos nas disputas políticas durante o Primeiro e o Segundo Reinado.”
- Estimular a pesquisa e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade de avaliação e autoavaliação dos alunos.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo
- Construção dos argumentos
- Apresentação e comunicação
- Desempenho geral
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância dos partidos políticos no Segundo Reinado.
- Dividir a turma em grupos e escolher um líder para cada grupo.
- Orientar os alunos na pesquisa e na criação do template de avaliação.
- Avaliar as apresentações dos grupos e dar feedbacks.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre um partido político do Segundo Reinado.
- Criar um template de avaliação por pares.
- Apresentar suas pesquisas e o template de avaliação para os demais grupos.
- Avaliar as apresentações dos outros grupos utilizando o template criado.
- Discutir em grupo as avaliações recebidas e as sugestões de melhoria.