Aula sobre O Partidos Politicos No Segundo Reinado

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A compreensão da importância dos partidos políticos no Segundo Reinado é de suma importância. Nesta aula, entenderemos como eles surgiram, quais eram suas ideologias e como se organizavam. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para desenvolver o tema e seus subtópicos. Essa metodologia permitirá que os alunos se coloquem no lugar dos personagens históricos e entendam melhor suas motivações e ações. Além disso, serão usados exemplos práticos e didáticos para tornar o tema mais próximo do cotidiano dos estudantes.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explicar a metodologia que será utilizada. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Cada grupo irá criar um mapa de empatia sobre um partido político do Segundo Reinado. Apresente a eles alguns partidos como, o Partido Liberal, Partido Conservador, Partido Progressista, Partido Republicano e Partido da Conciliação. O mapa deve conter os campos: “O que ele pensa e sente?”, “O que ele escuta?”, “O que ele fala e faz?”, “O que ele vê?”, “Dores” e “Ganhos”. Os alunos devem pesquisar sobre o partido e seus membros para preencher o mapa.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas

    Cada grupo irá apresentar seu mapa para a turma, explicando as motivações e ações do partido político em questão.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os partidos políticos apresentados.

  5. Etapa 5 - Debate em sala de aula

    Medie um debate em sala de aula sobre as ideologias e a organização dos partidos políticos no Segundo Reinado.

  6. Etapa 6 - Atividade individual

    Cada aluno irá escolher dois partidos políticos do Segundo Reinado e escrever um texto de uma página sobre suas ideologias e ações. Peça para fazerem uma comparação entre os partidos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula fazendo uma síntese dos principais pontos discutidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em “Identificar e analisar o equilíbrio das forças e os sujeitos envolvidos nas disputas políticas durante o Primeiro e o Segundo Reinado.”
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica de fontes históricas.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade do mapa de empatia criado pelo grupo.
  • Qualidade do texto individual produzido pelo aluno.
  • Participação no debate em sala de aula.
  • Análise crítica das fontes históricas utilizadas.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia que será utilizada.
  • Mediar o debate em sala de aula.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
  • Fazer uma síntese dos principais pontos discutidos ao final da aula.
  • Dar feedback individualizado sobre o texto produzido pelos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o partido político atribuído ao grupo.
  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.
  • Participar do debate em sala de aula.
  • Produzir um texto individual de qualidade.