Aula sobre O Partidos Politicos No Segundo Reinado

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Nesta aula, vamos estudar sobre os partidos políticos no Segundo Reinado. Vamos entender como eles surgiram, quais eram suas ideologias e como se organizavam. Além disso, vamos analisar como esses partidos influenciaram a política brasileira na época e como isso pode ser relacionado com a política atual. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância dos partidos políticos no Segundo Reinado.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos farão uma pesquisa em grupo sobre os partidos políticos no Segundo Reinado. Disponibilize materiais de pesquisa, como livros, artigos e vídeos. Oriente o preenchimento do campo Check-in do template de registro de aprendizagem com as informações que encontrarem.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as informações que encontraram na pesquisa. Oriente a discussão e ajude os estudantes a identificar as principais ideologias dos partidos políticos da época. Os alunos deverão preencher o campo Check-out do template de registro de aprendizagem com as conclusões da discussão.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos irão apresentar suas conclusões em um debate em sala de aula. Medie o debate e incentivar a participação de todos os alunos. Os alunos deverão preencher o campo Check-in do template de registro de aprendizagem com as informações que aprenderam durante o debate.

  5. Etapa 5 - Análise crítica

    Os alunos irão analisar criticamente as informações apresentadas no debate e identificar as principais influências dos partidos políticos no Segundo Reinado na política brasileira atual. Oriente a análise crítica e ajude os alunos a identificar as principais semelhanças e diferenças entre a política da época e a atual. Os alunos deverão preencher o campo Check-out do template de registro de aprendizagem com as conclusões da análise crítica.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Os alunos irão sintetizar as informações aprendidas durante a aula e apresentar em um texto ou em uma apresentação. Oriente a síntese e ajudar os alunos a organizar as informações de forma clara e objetiva. Os alunos deverão preencher o campo Check-in do template de registro de aprendizagem com as informações que irão apresentar.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos durante a aula e a qualidade da síntese apresentada. Os alunos deverão preencher o campo Check-out do template de registro de aprendizagem com a autoavaliação da participação na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Identificar e analisar o equilíbrio das forças e os sujeitos envolvidos nas disputas políticas durante o Primeiro e o Segundo Reinado."
  • Estimular a pesquisa em grupo e a discussão em grupo.
  • Desenvolver a capacidade crítica dos alunos em relação à política brasileira.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa em grupo.
  • Participação ativa no debate em grupo.
  • Qualidade da síntese apresentada.
  • Autoavaliação da participação na aula.

Ações do professor

  • Orientar a pesquisa em grupo.
  • Mediar o debate em grupo.
  • Orientar a análise crítica das informações apresentadas.
  • Avaliar a participação dos alunos na aula.
  • Orientar a síntese das informações aprendidas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa em grupo.
  • Participar ativamente do debate em grupo.
  • Analisar criticamente as informações apresentadas.
  • Sintetizar as informações aprendidas.
  • Autoavaliar a participação na aula.