Aula sobre O Partidos Politicos No Segundo Reinado

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, vamos estudar sobre os partidos políticos no Segundo Reinado. Os partidos políticos são grupos que se organizam para defender interesses comuns e disputar o poder político. Nesse período, tivemos a presença de dois partidos principais: o Partido Liberal e o Partido Conservador. Vamos entender como esses partidos se formaram, quais eram suas ideologias e como eles disputavam o poder. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar o equilíbrio das forças e os sujeitos envolvidos nas disputas políticas durante o Primeiro e o Segundo Reinado.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique que no período do Segundo Reinado, o Brasil vivenciou transformações políticas, econômicas e sociais marcantes. Fale que o tema será desenvolvido por meio da metodologia Rotação por Estações.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Organize a turma em quatro grupos e explique que irão realizar uma atividade em circuito, chamada de estações. Explique que em cada estação haverá uma atividade com começo, meio e fim, e que as estações são independentes uma das outras. Defina com os alunos o tempo que ficarão em cada estação e a ordem de rotação entre elas. Para cada estação, sugerimos os seguintes temas:

    Estação 1 - Partido Liberal:

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre o Partido Liberal, sua formação, ideologia e principais líderes. Eles deverão produzir um texto explicando esses pontos

    Estação 2 - Partido Conservador:

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre o Partido Conservador, sua formação, ideologia e principais líderes. Eles deverão produzir um texto explicando esses pontos.

    Estação 3 - Disputas políticas:

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre as disputas políticas entre o Partido Liberal e o Partido Conservador durante o Segundo Reinado. Eles deverão produzir um texto explicando essas disputas.


  3. Etapa 3 - Apresentação dos textos

    Nesta etapa, divida novamente os grupos, fazendo com que a formação seja diferente da primeira. Cada estudante deve apresentar os seus textos aos colegas, mostrando o que aprendeu sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Conclusão

    Conduza uma discussão em sala de aula sobre as informações apresentadas pelos alunos em cada estação e como essas informações se relacionam com o tema da aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar o equilíbrio das forças e os sujeitos envolvidos nas disputas políticas durante o Primeiro e o Segundo Reinado.
  • Estimular a pesquisa e a produção de texto pelos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade dos textos produzidos pelos alunos.
  • Coerência e clareza das informações apresentadas pelos alunos em cada estação.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia Rotação por estações.
  • Conduzir a discussão em sala de aula sobre as informações apresentadas pelos alunos em cada estação.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o Partido Liberal, sua formação, ideologia e principais líderes.
  • Pesquisar sobre o Partido Conservador, sua formação, ideologia e principais líderes.
  • Pesquisar sobre as disputas políticas entre o Partido Liberal e o Partido Conservador durante o Segundo Reinado.
  • Produzir textos explicando esses pontos e apresentar para os colegas.
  • Participar ativamente das discussões em sala de aula.