Aula sobre O Partidos Politicos No Segundo Reinado
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique que no período do Segundo Reinado, o Brasil vivenciou transformações políticas, econômicas e sociais marcantes. Fale que o tema será desenvolvido por meio da metodologia Rotação por Estações.Etapa 2 - Rotação por Estações
Organize a turma em quatro grupos e explique que irão realizar uma atividade em circuito, chamada de estações. Explique que em cada estação haverá uma atividade com começo, meio e fim, e que as estações são independentes uma das outras. Defina com os alunos o tempo que ficarão em cada estação e a ordem de rotação entre elas. Para cada estação, sugerimos os seguintes temas:Estação 1 - Partido Liberal:
Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre o Partido Liberal, sua formação, ideologia e principais líderes. Eles deverão produzir um texto explicando esses pontos
Estação 2 - Partido Conservador:
Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre o Partido Conservador, sua formação, ideologia e principais líderes. Eles deverão produzir um texto explicando esses pontos.
Estação 3 - Disputas políticas:
Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre as disputas políticas entre o Partido Liberal e o Partido Conservador durante o Segundo Reinado. Eles deverão produzir um texto explicando essas disputas.
Etapa 3 - Apresentação dos textos
Nesta etapa, divida novamente os grupos, fazendo com que a formação seja diferente da primeira. Cada estudante deve apresentar os seus textos aos colegas, mostrando o que aprendeu sobre o tema.Etapa 4 - Conclusão
Conduza uma discussão em sala de aula sobre as informações apresentadas pelos alunos em cada estação e como essas informações se relacionam com o tema da aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar o equilíbrio das forças e os sujeitos envolvidos nas disputas políticas durante o Primeiro e o Segundo Reinado.
- Estimular a pesquisa e a produção de texto pelos alunos.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade dos textos produzidos pelos alunos.
- Coerência e clareza das informações apresentadas pelos alunos em cada estação.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia Rotação por estações.
- Conduzir a discussão em sala de aula sobre as informações apresentadas pelos alunos em cada estação.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o Partido Liberal, sua formação, ideologia e principais líderes.
- Pesquisar sobre o Partido Conservador, sua formação, ideologia e principais líderes.
- Pesquisar sobre as disputas políticas entre o Partido Liberal e o Partido Conservador durante o Segundo Reinado.
- Produzir textos explicando esses pontos e apresentar para os colegas.
- Participar ativamente das discussões em sala de aula.