Aula sobre O Partidos Politicos No Segundo Reinado

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Durante o Segundo Reinado, os partidos políticos desempenharam um papel fundamental na estruturação e dinâmica do sistema político brasileiro. Nessa aula, os estudantes explorarão essa temática por meio da metodologia da sala de aula invertida, em que terão acesso prévio a materiais de estudo sobre os partidos políticos desse período. Além disso, utilizarão o template de Dinâmica dos 3 Qs, que permitirá avaliar a atividade, identificar aspectos positivos, desafios e sugestões de melhorias. Essa abordagem ativa e reflexiva visa promover o engajamento dos estudantes e aprofundar o desenvolvimento do tema.

  1. Etapa 1 - Sala de Aula Invertida

    Apresente o tema e contextualize a época do Segundo Reinado. Neste período, o Brasil passou por transformações políticas, econômicas e sociais significativas. Sob o governo de D. Pedro II, país vivenciou um período de modernização, expansão cafeeira e surgimento de partidos políticos que representavam diferentes visões e interesses da elite política e econômica.

  2. Etapa 2 - Divisão de grupos e leitura

    Em seguida, divida a turma em grupos e entregue um texto sobre os partidos políticos para cada membro do grupo. Oriente\-os a lerem o texto em casa. Além disso, você também pode pedir uma pesquisa adicional sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Análise dos partidos políticos

    Apresente uma tabela com os principais partidos políticos do Segundo Reinado e suas ideologias. A tabela pode conter partidos como, partido liberal, partido conservador, partido progressista e entre outros. Peça para os estudantes analisarem a tabela e discutirem em grupo como esses partidos se organizavam e quais eram suas principais propostas.

  4. Etapa 4 - Disputas políticas

    Os alunos irão analisar as disputas políticas entre os partidos no Segundo Reinado e discutir em grupo como essas disputas afetaram a sociedade da época. Para facilitar a discussão, disponibilize perguntas como: “Quais eram os principais partidos políticos do período e quais eram suas ideologias? Como as divergências entre os partidos influenciaram as decisões governamentais e as políticas adotadas?”. Se preferir, permita a utilização da internet e de livros didáticos para a ampliação da pesquisa.

  5. Etapa 5 - Criação de template

    Oriente a criação de um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “que bom”, “que pena”, “que tal”. Os estudantes devem preencher de acordo com o conhecimento adquirido sobre o tema e com um feedback da aula.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos templates

    Cada grupo irá apresentar seu template para a turma. Medie a discussão e incentive os estudantes a fazerem perguntas e comentários sobre os templates apresentados.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Medie uma discussão em grupo sobre o que os alunos aprenderam na aula e como isso pode ser aplicado no cotidiano. Finalize fazendo uma síntese do conteúdo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em “Identificar e analisar o equilíbrio das forças e os sujeitos envolvidos nas disputas políticas durante o Primeiro e o Segundo Reinado.”
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e mediar discussões.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Análise crítica e reflexiva sobre os partidos políticos no Segundo Reinado.

Ações do professor

  • Mediar as discussões em grupo.
  • Apresentar os conteúdos de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre os partidos políticos no Segundo Reinado.
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.