Aula sobre O Plano Real

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O Plano Real foi um programa econômico implementado em 1994, durante o governo de Itamar Franco, que tinha como objetivo controlar a inflação e estabilizar a economia brasileira. O plano foi um sucesso e trouxe mudanças significativas para a vida dos brasileiros. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o Plano Real e suas consequências para a economia e a sociedade brasileira.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresente aos alunos a seguinte questão: "Como o Plano Real impactou a economia e a sociedade brasileira?". Os alunos deverão discutir em grupo e anotar suas ideias em um papel.

  2. Etapa 2 - Geração de Alternativas

    Os alunos deverão pesquisar sobre o Plano Real e suas consequências para a economia e a sociedade brasileira. Eles deverão anotar as informações mais importantes em um papel.

  3. Etapa 3 - Solução

    Os alunos deverão discutir em grupo as informações que encontraram e selecionar as mais relevantes para responder à questão proposta. Eles deverão anotar as informações selecionadas em um papel.

  4. Etapa 4 - Criação do Diário de Bordo

    Os alunos deverão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Eles deverão utilizar as informações anotadas nas etapas anteriores para preencher cada campo.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos Diários de Bordo

    Cada grupo deverá apresentar seu diário de bordo para a turma. Incentive a participação de todos os alunos na apresentação.

  6. Etapa 6 - Discussão em Grupo

    Após a apresentação dos diários de bordo, os alunos deverão discutir em grupo as informações apresentadas e fazer perguntas aos outros grupos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o assunto, destacando as principais informações apresentadas pelos alunos e reforçando a importância do Plano Real para a economia e a sociedade brasileira.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos sobre o Plano Real e suas consequências.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de apresentação oral dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Qualidade das informações apresentadas nos diários de bordo.
  • Habilidade de apresentação oral dos alunos.

Ações do professor

  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Orientar os alunos na pesquisa sobre o Plano Real.
  • Fazer uma conclusão sobre o assunto, destacando as principais informações apresentadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Pesquisar sobre o Plano Real e suas consequências.
  • Criar um diário de bordo em grupo e apresentá-lo para a turma.