Aula sobre O Plano Real

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O Plano Real foi um programa econômico implementado em 1994, durante o governo de Itamar Franco, com o objetivo de controlar a inflação no Brasil. Foi um momento importante na história do país, que impactou a vida de milhões de brasileiros. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o Plano Real e suas consequências, desenvolvendo habilidades de análise e avaliação crítica.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e seus subtópicos aos alunos, explicando o contexto e consequências do programa na economia nacional. Em seguida, explique a atividade e divida os alunos em grupos.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos deverão pesquisar sobre o Plano Real e suas consequências. Em seguida, devem fazer uma discussão em grupo sobre os principais pontos encontrados.

  3. Etapa 3 - Criação do Template de Avaliação

    Explique e oriente a criação do template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação.

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento do Projeto

    Os alunos deverão trabalhar em grupo para desenvolver os argumentos e a apresentação. Em seguida, devem preparar apresentação.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os grupos farão a apresentação dos trabalhos para a turma.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Cada grupo irá valiar do desempenho dos outros grupos de acordo com o template criado e os critérios estabelecidos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conduza uma discussão com a sala sobre o que foi aprendido e a importância do Plano Real na história do Brasil.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e avaliação crítica;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
  • Promover a reflexão sobre a importância do Plano Real na história do Brasil.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus subtópicos, explicando a importância do Plano Real na história do Brasil.
  • Dividir a turma em grupos e explicar a atividade.
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por pares.
  • Acompanhar o desenvolvimento dos grupos e tirar dúvidas.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o Plano Real e suas consequências.
  • Criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação.
  • Trabalhar em grupo para desenvolver os argumentos e a apresentação.
  • Apresentar o trabalho para a turma.
  • Avaliar o desempenho dos outros grupos de acordo com os critérios estabelecidos.