Aula sobre O Plano Real
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
O Plano Real foi um programa econômico implementado em 1994, durante o governo de Itamar Franco, com o objetivo de controlar a inflação no Brasil. Foi um momento importante na história do país, que impactou a vida de milhões de brasileiros. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o Plano Real e suas consequências, desenvolvendo habilidades de análise e avaliação crítica.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e seus subtópicos aos alunos, explicando o contexto e consequências do programa na economia nacional. Em seguida, explique a atividade e divida os alunos em grupos.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos deverão pesquisar sobre o Plano Real e suas consequências. Em seguida, devem fazer uma discussão em grupo sobre os principais pontos encontrados.Etapa 3 - Criação do Template de Avaliação
Explique e oriente a criação do template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação.Etapa 4 - Desenvolvimento do Projeto
Os alunos deverão trabalhar em grupo para desenvolver os argumentos e a apresentação. Em seguida, devem preparar apresentação.Etapa 5 - Apresentação
Os grupos farão a apresentação dos trabalhos para a turma.Etapa 6 - Avaliação
Cada grupo irá valiar do desempenho dos outros grupos de acordo com o template criado e os critérios estabelecidos.Etapa 7 - Conclusão
Conduza uma discussão com a sala sobre o que foi aprendido e a importância do Plano Real na história do Brasil.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de análise e avaliação crítica;
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
- Promover a reflexão sobre a importância do Plano Real na história do Brasil.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo;
- Construção dos argumentos;
- Apresentação e comunicação;
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Apresentar o tema e seus subtópicos, explicando a importância do Plano Real na história do Brasil.
- Dividir a turma em grupos e explicar a atividade.
- Orientar os alunos na criação do template de avaliação por pares.
- Acompanhar o desenvolvimento dos grupos e tirar dúvidas.
- Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o Plano Real e suas consequências.
- Criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação.
- Trabalhar em grupo para desenvolver os argumentos e a apresentação.
- Apresentar o trabalho para a turma.
- Avaliar o desempenho dos outros grupos de acordo com os critérios estabelecidos.