Aula sobre O Plano Real

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O Plano Real foi um programa econômico implementado em 1994, durante o governo de Itamar Franco, que tinha como objetivo controlar a inflação e estabilizar a economia brasileira. O plano foi um sucesso e trouxe mudanças significativas para a vida dos brasileiros. Nesta aula, vamos entender como o Plano Real foi implementado e quais foram suas consequências para a economia e a sociedade brasileira.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância do Plano Real para a economia brasileira. Em seguida, divida os estudantes em duplas e entregue uma folha de papel sulfite para cada grupo.

  2. Etapa 2 - Definição da ideia central

    Cada dupla deve discutir e definir a ideia central do mapa conceitual, que deve estar relacionada ao tema da aula. Circule pela sala e oriente os alunos, caso necessário.

  3. Etapa 3 - Definição das sub-ideias

    Cada dupla deve definir 8 sub-ideias relacionadas à ideia central. Estimule a criatividade dos alunos e ajude na organização das informações.

  4. Etapa 4 - Organização das sub-ideias

    Os alunos devem organizar as sub-ideias em dois níveis de profundidade, de forma que as informações fiquem claras e objetivas. Oriente os alunos na organização das informações.

  5. Etapa 5 - Elaboração do mapa conceitual

    Os alunos devem elaborar o mapa conceitual, utilizando a folha de papel sulfite disponibilizada. O mapa deve conter a ideia central e as 8 sub-ideias, organizadas em dois níveis de profundidade.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias. Estimule a participação e o debate entre os alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese das ideias apresentadas pelos grupos e reforce a importância do Plano Real para a economia e a sociedade brasileira. Em seguida, você deve avaliar a atividade e tirar as dúvidas dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral dos alunos.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a autonomia e a responsabilidade dos alunos em relação ao próprio aprendizado.
  • Estimular o debate e a reflexão crítica sobre o tema.
  • Promover a síntese e a organização das informações pelos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade;
  • Qualidade do mapa conceitual produzido pelos alunos;
  • Qualidade da apresentação dos mapas conceituais;
  • Coerência e clareza na exposição das ideias;
  • Participação ativa dos alunos no debate.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar as regras da atividade;
  • Estimular a participação e a colaboração entre os grupos.
  • Orientar os alunos na elaboração e apresentação dos mapas conceituais;
  • Estimular o debate e a reflexão crítica sobre o tema;
  • Fazer uma síntese das ideias apresentadas pelos grupos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para elaborar o mapa conceitual;
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma;
  • Discutir, definir e explicar a ideia central e as sub-ideias;
  • Participar do debate e da reflexão crítica sobre o tema.
  • Organizar as informações de forma clara e objetiva.