Aula sobre O Plano Real
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O Plano Real foi um conjunto de medidas econômicas adotadas em 1994 com o objetivo de controlar a inflação e estabilizar a economia brasileira. O plano foi um marco na história econômica do país e até hoje é lembrado como um momento de grandes transformações. Nesta aula, o objetivo é trabalhar o tema de forma mais envolvente e didática, utilizando a metodologia ativa Design Sprint. Os alunos serão desafiados a criar um template de design sprint com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos. Serão apresentados exemplos práticos do plano e sua importância para o país, além de como o Plano Real pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes.
Etapa 1 - Entender
Inicie a aula contextualizando o Plano Real, explicando suas medidas e objetivos. Os alunos serão divididos em grupos e deverão pesquisar sobre o Plano Real, suas medidas e impactos na economia brasileira. Cada grupo deverá apresentar suas descobertas para a turma.Etapa 2 - Esboçar
Com base nas informações apresentadas pelos grupos, os alunos deverão criar um esboço do que seria um novo plano econômico para o Brasil. Eles deverão pensar em medidas que possam controlar a inflação e estabilizar a economia.Etapa 3 - Decidir
Apresente aos alunos as medidas adotadas pelo Plano Real e como elas foram decisivas para a estabilização da economia brasileira. Os alunos deverão comparar as medidas adotadas pelo Plano Real com as medidas propostas por eles no esboço anterior e decidir quais seriam as mais efetivas.Etapa 4 - Prototipar
Com base nas medidas escolhidas na etapa anterior, os alunos irão prototipar um novo plano econômico para o Brasil. Eles deverão criar um plano detalhado com as medidas escolhidas e apresentá-lo para a turma.Etapa 5 - Testar
Os alunos deverão apresentar seus planos para a turma e discutir as medidas propostas. Avalie os planos e discuta com os alunos suas efetividades e possíveis impactos na economia brasileira.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar as transformações políticas, econômicas, sociais e culturais de 1989 aos dias atuais.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Criatividade e originalidade nas ideias apresentadas pelos alunos.
- Coerência e efetividade das medidas propostas pelos alunos.
- Clareza e objetividade na apresentação dos planos econômicos.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los nas pesquisas.
- Avaliar os planos econômicos propostos pelos alunos e discutir suas efetividades.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o Plano Real e suas medidas.
- Criar um esboço de um novo plano econômico para o Brasil.
- Escolher as medidas mais efetivas e prototipar um novo plano econômico.
- Apresentar seus planos para a turma e discutir suas ideias.