Aula sobre O Plano Real

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O Plano Real foi um programa econômico implementado em 1994, durante o governo de Itamar Franco, que tinha como objetivo controlar a inflação e estabilizar a economia brasileira. O plano foi um sucesso e trouxe mudanças significativas para a vida dos brasileiros. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o Plano Real e suas consequências para a economia e a sociedade brasileira.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com uma pergunta para os alunos: "O que vocês sabem sobre o Plano Real?". Os alunos registram suas respostas em seus templates de registro de aprendizagem.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Apresente um breve histórico sobre a inflação no Brasil e como ela afetava a vida das pessoas. Em seguida, explique o que foi o Plano Real e como ele foi implementado.

  3. Etapa 3 - Subtópicos

    Divida a turma em grupos e cada grupo recebe um subtópico para pesquisar e apresentar para a turma. Os subtópicos são: "As medidas do Plano Real", "As consequências do Plano Real para a economia brasileira", "As consequências do Plano Real para a sociedade brasileira".

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os grupos devem pesquisar sobre seus subtópicos e registrar as informações em seus templates de registro de aprendizagem.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo apresenta seu subtópico para a turma, utilizando recursos analógicos como cartazes, desenhos ou maquetes.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Após as apresentações, conduza uma discussão com a turma sobre as consequências do Plano Real para a economia e a sociedade brasileira.

  7. Etapa 7 - Check-out

    Os alunos registram em seus templates de registro de aprendizagem o que aprenderam sobre o Plano Real e como isso pode ser aplicado em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre as transformações políticas e econômicas no Brasil.
  • Estimular a pesquisa e a apresentação de informações de forma clara e objetiva.
  • Promover a reflexão sobre a importância do Plano Real para a estabilização da economia brasileira.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos subtópicos.
  • Capacidade de análise crítica sobre as consequências do Plano Real para a economia e a sociedade brasileira.

Ações do professor

  • Conduzir a discussão sobre o Plano Real de forma clara e objetiva.
  • Orientar os grupos na pesquisa e na apresentação dos subtópicos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Pesquisar e registrar as informações em seus templates de registro de aprendizagem.
  • Apresentar os subtópicos de forma clara e objetiva.