Aula sobre O Plano Real

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O Plano Real foi um programa econômico implementado em 1994, durante o governo de Itamar Franco, com o objetivo de controlar a inflação e estabilizar a economia brasileira. O plano foi criado por uma equipe liderada por Fernando Henrique Cardoso, que posteriormente se tornou presidente do Brasil. O Plano Real foi um marco na história econômica do país e teve impactos significativos na vida dos brasileiros.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e divisão em grupos

    Apresente o tema "O Plano Real" e divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo recebe materiais de pesquisa sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Criação do template de avaliação por rubrica

    Os grupos criam um template de avaliação por rubrica contendo os seguintes critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o desempenho dos colegas no debate.

  3. Etapa 3 - Pesquisa e preparação para o debate

    Os grupos realizam pesquisas sobre o Plano Real e suas consequências e preparam argumentos para o debate.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos apresentam seus argumentos e debatem sobre as transformações políticas, econômicas, sociais e culturais ocorridas no Brasil após a implementação do Plano Real.

  5. Etapa 5 - Avaliação pelos colegas

    Os alunos avaliam o desempenho dos colegas utilizando o template de avaliação por rubrica criado na etapa 2.

  6. Etapa 6 - Feedback do professor

    Dê feedbacks individuais e coletivos sobre o desempenho dos alunos no debate.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça a conclusão da aula reforçando os principais pontos discutidos no debate e incentivando os alunos a continuarem desenvolvendo habilidades de análise crítica e argumentação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender as causas e consequências do Plano Real na economia brasileira.
  • Analisar as transformações políticas, econômicas, sociais e culturais ocorridas no Brasil após a implementação do Plano Real.
  • Desenvolver habilidades de debate e argumentação.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos conceitos relacionados ao Plano Real.
  • Participação ativa no debate e argumentação coerente.
  • Capacidade de análise crítica das transformações ocorridas no Brasil após o Plano Real.

Ações do professor

  • Apresentar o contexto histórico e econômico que levou à criação do Plano Real.
  • Dividir a turma em grupos e fornecer materiais de pesquisa sobre o tema.
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por rubrica.
  • Mediar o debate e garantir a participação de todos os alunos.
  • Dar feedbacks individuais e coletivos sobre o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas sobre o Plano Real e suas consequências.
  • Criar o template de avaliação por rubrica.
  • Participar ativamente do debate, apresentando argumentos e contra-argumentos.
  • Respeitar as opiniões dos colegas e contribuir para um ambiente de diálogo saudável.
  • Utilizar as habilidades de análise crítica para avaliar as transformações ocorridas no Brasil após o Plano Real.