O povo de Luzia
Nessa aula de História, vamos conversar um pouco a respeito das teorias sobre as ondas migratórias que povoaram as Américas. Vamos nos aprofundar no estudo do povo de Luzia. Se concentra e vamos lá! 🕺🏽
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Selecione a alternativa certa sobre o povoamento na América:
Atividade completaA)
Com as informações obtidas das pesquisas de Walter Neves é possível concluir que houve uma única leva migratória para a América, há cerca de 20 mil anos.B) Walter Neves defende que houve duas ondas migratórias: uma ocorrida há 14 mil anos e outra há 12 mil anos, ambas vindas da África.
C) Um novo estudo defende que houve uma leva migratória de uma única população e chegou à América pelo estreito de Bering há cerca de 20 mil anos.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Ensino Híbrido:
O povo de Luzia é um tema muito importante para a história do Brasil e da América. Luzia é o nome dado a um esqueleto humano encontrado em Minas Gerais, que tem cerca de 11 mil anos. Esse esqueleto é considerado um dos mais antigos já encontrados nas Américas e é muito importante para entendermos como os primeiros povos chegaram ao continente. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as rotas de povoamento no território americano e como Luzia pode nos ajudar a entender esse processo. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, em que os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completaEnsino Híbrido
4. Design Sprint:
O povo de Luzia é um tema importante para a compreensão da história do Brasil e da América. Luzia é o nome dado ao fóssil humano mais antigo encontrado no Brasil, com cerca de 11.500 anos. A descoberta de Luzia foi um marco para a arqueologia brasileira e mundial, pois permitiu entender melhor a história da ocupação humana no continente americano. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a história do povo de Luzia e identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano. A metodologia utilizada será o Design Sprint, que é uma forma de organizar o processo criativo em cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.Atividade completaDesign Sprint
5. Cultura Maker:
O povo de Luzia é um dos mais antigos habitantes do Brasil, com cerca de 11 mil anos. A descoberta de seus restos mortais em Minas Gerais, em 1975, foi um marco na história da arqueologia brasileira. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada nesta aula para que os alunos possam criar um diário de bordo, onde irão identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano. Essa atividade irá ajudar os alunos a compreenderem melhor a história do povo de Luzia e a importância da arqueologia para a compreensão da história do Brasil.Atividade completaCultura Maker
6. Aprendizagem Entre Pares:
A aula sobre "O povo de Luzia" tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano. O tema é importante para entendermos a história da ocupação do continente americano e a diversidade cultural que existe em nosso país. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.Atividade completaAprendizagem Entre Pares
7. Aprendizagem Baseada em Problemas:
O povo de Luzia é um tema importante para a compreensão da história do Brasil e da América. Trata-se dos primeiros habitantes do território brasileiro, que viveram há cerca de 11 mil anos atrás. A metodologia utilizada nesta aula será a Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano.Atividade completaAprendizagem Baseada em Problemas
8. Sala de Aula Invertida:
Nesta aula, vamos estudar sobre o povo de Luzia, um dos primeiros habitantes do território brasileiro. Vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão responsáveis por criar um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias sobre o tema. Para contextualizar, podemos perguntar aos alunos se eles já ouviram falar sobre a história do Brasil antes da chegada dos portugueses e como eles acham que os primeiros habitantes chegaram aqui. Podemos também mostrar imagens de fósseis encontrados em Minas Gerais, que são os restos mortais de Luzia, a mulher mais antiga das Américas.Atividade completaSala de Aula Invertida
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: