Aula sobre O Povo De Luzia
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A aula sobre "O povo de Luzia" tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano. O tema é importante para entendermos a história da ocupação do continente americano e a diversidade cultural que existe em nosso país. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.
Aprendizagem Entre Pares
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "O povo de Luzia" e explique a importância de entendermos a história da ocupação do continente americano.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 3 - Pesquisa em grupo
Cada grupo deverá pesquisar sobre o tema e seus subtópicos, como a descoberta do fóssil de Luzia, a ocupação do continente americano pelos povos indígenas, entre outros.Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares
Cada grupo deverá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.Etapa 5 - Apresentação dos grupos
Cada grupo apresentará suas pesquisas e será avaliado pelos outros grupos de acordo com o template criado.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os grupos discutirão sobre as avaliações recebidas e sobre o que aprenderam com as pesquisas.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano.
- Estimular a pesquisa em grupo e a criação de um template de avaliação por pares.
- Promover a comunicação e a discussão em grupo.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância de entendermos a história da ocupação do continente americano.
- Dividir os alunos em grupos.
- Orientar os alunos na pesquisa e na criação do template de avaliação por pares.
- Avaliar a participação dos alunos na aula.
- Concluir a aula e fazer uma reflexão sobre o tema e a metodologia utilizada.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o tema e seus subtópicos.
- Criar um template de avaliação por pares.
- Apresentar suas pesquisas e avaliar os outros grupos de acordo com o template criado.
- Discutir em grupo sobre as avaliações recebidas e sobre o que aprenderam com as pesquisas.
- Participar ativamente da aula.