Aula sobre O Povo De Luzia

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A aula sobre "O povo de Luzia" tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano. O tema é importante para entendermos a história da ocupação do continente americano e a diversidade cultural que existe em nosso país. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

Aprendizagem Entre Pares


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "O povo de Luzia" e explique a importância de entendermos a história da ocupação do continente americano.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo deverá pesquisar sobre o tema e seus subtópicos, como a descoberta do fóssil de Luzia, a ocupação do continente americano pelos povos indígenas, entre outros.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares

    Cada grupo deverá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo apresentará suas pesquisas e será avaliado pelos outros grupos de acordo com o template criado.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os grupos discutirão sobre as avaliações recebidas e sobre o que aprenderam com as pesquisas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano.
  • Estimular a pesquisa em grupo e a criação de um template de avaliação por pares.
  • Promover a comunicação e a discussão em grupo.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância de entendermos a história da ocupação do continente americano.
  • Dividir os alunos em grupos.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação do template de avaliação por pares.
  • Avaliar a participação dos alunos na aula.
  • Concluir a aula e fazer uma reflexão sobre o tema e a metodologia utilizada.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema e seus subtópicos.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Apresentar suas pesquisas e avaliar os outros grupos de acordo com o template criado.
  • Discutir em grupo sobre as avaliações recebidas e sobre o que aprenderam com as pesquisas.
  • Participar ativamente da aula.