Aula sobre O Povo De Luzia

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O povo de Luzia é um dos mais antigos habitantes do Brasil, com cerca de 11 mil anos. A descoberta de seus restos mortais em Minas Gerais, em 1975, foi um marco na história da arqueologia brasileira. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada nesta aula para que os alunos possam criar um diário de bordo, onde irão identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano. Essa atividade irá ajudar os alunos a compreenderem melhor a história do povo de Luzia e a importância da arqueologia para a compreensão da história do Brasil.

Cultura Maker


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "O povo de Luzia" e explique a importância da arqueologia para a compreensão da história do Brasil.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Criação do diário de bordo

    Cada grupo irá criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O objetivo é que os alunos identifiquem geograficamente as rotas de povoamento no território americano.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo para a turma, explicando como identificaram as rotas de povoamento no território americano.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as rotas de povoamento identificadas pelos outros grupos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando a importância da arqueologia para a compreensão da história do Brasil.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de apresentar e discutir ideias em grupo.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das rotas de povoamento no território americano.
  • Criatividade na criação do diário de bordo.
  • Participação ativa na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na criação do diário de bordo.
  • Estimular a participação de todos os alunos na discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na criação do diário de bordo.
  • Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.