Aula sobre O Povo De Luzia

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O povo de Luzia é um tema importante para a compreensão da história do Brasil e da América. Luzia é o nome dado ao fóssil humano mais antigo encontrado no Brasil, com cerca de 11.500 anos. A descoberta de Luzia foi um marco para a arqueologia brasileira e mundial, pois permitiu entender melhor a história da ocupação humana no continente americano. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a história do povo de Luzia e identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano. A metodologia utilizada será o Design Sprint, que é uma forma de organizar o processo criativo em cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.

Design Sprint


  1. Etapa 1 - Entender

    Você irá apresentar o tema e contextualizar a importância do povo de Luzia para a história do Brasil e da América. Em seguida, os alunos irão assistir a um vídeo sobre a descoberta de Luzia e responder a algumas perguntas sobre o conteúdo.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão trabalhar em grupos para criar um mapa que mostre as rotas de povoamento no território americano. Eles devem usar as informações apresentadas na etapa anterior e pesquisar outras fontes para complementar o mapa.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo irá apresentar seu mapa para a turma e explicar as escolhas feitas. Em seguida, a turma irá discutir as semelhanças e diferenças entre os mapas e escolher o melhor para ser utilizado na próxima etapa.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com base no mapa escolhido, os alunos irão criar um modelo em argila que represente o povo de Luzia e sua cultura. Eles devem usar as informações pesquisadas para tornar o modelo o mais fiel possível à realidade.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo irá apresentar seu modelo para a turma e explicar as escolhas feitas. Em seguida, a turma irá discutir as semelhanças e diferenças entre os modelos e avaliar a qualidade do trabalho realizado.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Você irá fazer uma conclusão sobre o tema e reforçar os principais pontos e conceitos discutidos na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Promover a compreensão da importância da arqueologia para a história do Brasil e da América.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade do mapa criado pelo grupo.
  • Qualidade do modelo em argila criado pelo grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância do povo de Luzia para a história do Brasil e da América.
  • Orientar os alunos na pesquisa de informações para a criação do mapa e do modelo em argila.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre a descoberta de Luzia e responder às perguntas sobre o conteúdo.
  • Trabalhar em grupo para criar um mapa que mostre as rotas de povoamento no território americano.
  • Criar um modelo em argila que represente o povo de Luzia e sua cultura.