Aula sobre O Povo De Luzia
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
O povo de Luzia é um tema muito importante para a história do Brasil e da América. Luzia é o nome dado a um esqueleto humano encontrado em Minas Gerais, que tem cerca de 11 mil anos. Esse esqueleto é considerado um dos mais antigos já encontrados nas Américas e é muito importante para entendermos como os primeiros povos chegaram ao continente. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as rotas de povoamento no território americano e como Luzia pode nos ajudar a entender esse processo. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, em que os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Ensino Híbrido
Etapa 1 - Introdução
Você irá apresentar o tema e contextualizar a importância do povo de Luzia para a história do Brasil e da América. Os alunos farão uma roda de conversa para compartilhar o que já sabem sobre o assunto.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos farão uma pesquisa em grupo sobre as rotas de povoamento no território americano. Você irá disponibilizar materiais de pesquisa, como livros, artigos e vídeos, para que os alunos possam se aprofundar no tema.Etapa 3 - Criação do template de registro de aprendizagem
Os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out. Explique como funciona o template e como os alunos devem utilizá-lo para registrar suas aprendizagens.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as informações que encontraram na pesquisa e registrar no template de registro de aprendizagem. Circule pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.Etapa 5 - Apresentação dos resultados
Cada grupo irá apresentar suas descobertas para a turma. Você irá mediar a apresentação e estimular a participação dos alunos.Etapa 6 - Conclusão
Você irá fazer uma síntese do que foi aprendido na aula e reforçar a importância do povo de Luzia para a história do Brasil e da América.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano.
- Estimular a pesquisa em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em registrar suas aprendizagens e refletir sobre o processo de aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa em grupo.
- Utilização adequada do template de registro de aprendizagem.
- Qualidade da apresentação dos resultados.
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Capacidade de reflexão sobre o processo de aprendizagem.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância do povo de Luzia.
- Disponibilizar materiais de pesquisa para os alunos.
- Explicar como funciona o template de registro de aprendizagem e como os alunos devem utilizá-lo.
- Mediar as discussões em grupo e estimular a participação dos alunos.
- Fazer uma síntese do que foi aprendido na aula e reforçar a importância do povo de Luzia.
Ações do aluno
- Participar ativamente da pesquisa em grupo.
- Criar o template de registro de aprendizagem e utilizá-lo adequadamente.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Apresentar os resultados de forma clara e objetiva.
- Refletir sobre o processo de aprendizagem e registrar suas aprendizagens no template.