Aula sobre O Povo De Luzia

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O povo de Luzia é um tema muito importante para a história do Brasil e da América. Luzia é o nome dado a um esqueleto humano encontrado em Minas Gerais, que tem cerca de 11 mil anos. Esse esqueleto é considerado um dos mais antigos já encontrados nas Américas e é muito importante para entendermos como os primeiros povos chegaram ao continente. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as rotas de povoamento no território americano e como Luzia pode nos ajudar a entender esse processo. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, em que os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Ensino Híbrido


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá apresentar o tema e contextualizar a importância do povo de Luzia para a história do Brasil e da América. Os alunos farão uma roda de conversa para compartilhar o que já sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos farão uma pesquisa em grupo sobre as rotas de povoamento no território americano. Você irá disponibilizar materiais de pesquisa, como livros, artigos e vídeos, para que os alunos possam se aprofundar no tema.

  3. Etapa 3 - Criação do template de registro de aprendizagem

    Os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out. Explique como funciona o template e como os alunos devem utilizá-lo para registrar suas aprendizagens.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as informações que encontraram na pesquisa e registrar no template de registro de aprendizagem. Circule pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar suas descobertas para a turma. Você irá mediar a apresentação e estimular a participação dos alunos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Você irá fazer uma síntese do que foi aprendido na aula e reforçar a importância do povo de Luzia para a história do Brasil e da América.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano.
  • Estimular a pesquisa em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em registrar suas aprendizagens e refletir sobre o processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa em grupo.
  • Utilização adequada do template de registro de aprendizagem.
  • Qualidade da apresentação dos resultados.
  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Capacidade de reflexão sobre o processo de aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância do povo de Luzia.
  • Disponibilizar materiais de pesquisa para os alunos.
  • Explicar como funciona o template de registro de aprendizagem e como os alunos devem utilizá-lo.
  • Mediar as discussões em grupo e estimular a participação dos alunos.
  • Fazer uma síntese do que foi aprendido na aula e reforçar a importância do povo de Luzia.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa em grupo.
  • Criar o template de registro de aprendizagem e utilizá-lo adequadamente.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Apresentar os resultados de forma clara e objetiva.
  • Refletir sobre o processo de aprendizagem e registrar suas aprendizagens no template.