Aula sobre O Povo De Luzia

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, vamos estudar sobre o povo de Luzia, um dos primeiros habitantes do território brasileiro. Vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão responsáveis por criar um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias sobre o tema. Para contextualizar, podemos perguntar aos alunos se eles já ouviram falar sobre a história do Brasil antes da chegada dos portugueses e como eles acham que os primeiros habitantes chegaram aqui. Podemos também mostrar imagens de fósseis encontrados em Minas Gerais, que são os restos mortais de Luzia, a mulher mais antiga das Américas.

Sala de Aula Invertida


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você deve apresentar o tema e contextualizar a aula, mostrando imagens de fósseis encontrados em Minas Gerais e perguntando aos alunos o que eles sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos devem assistir a um vídeo sobre o povo de Luzia e fazer anotações sobre as ideias centrais e sub-ideias que surgirem durante o vídeo.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos devem criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo os mapas conceituais criados e apresentar suas ideias centrais e sub-ideias para a turma.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Os alunos devem criar um desenho ou maquete que represente a rota de povoamento do território americano pelos primeiros habitantes, incluindo o povo de Luzia.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos trabalhos

    Os alunos devem apresentar seus desenhos ou maquetes para a turma e explicar como eles representam a rota de povoamento do território americano pelos primeiros habitantes.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Você deve fazer uma conclusão sobre a aula, reforçando as ideias centrais e sub-ideias apresentadas pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Promover a discussão em grupo e a troca de ideias entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza das ideias apresentadas no mapa conceitual.
  • Criatividade e originalidade na criação do desenho ou maquete.
  • Participação e contribuição nas discussões em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a aula.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Estimular a discussão em grupo e a troca de ideias entre os alunos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre o povo de Luzia e fazer anotações.
  • Criar um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias.
  • Participar das discussões em grupo e apresentar suas ideias para a turma.