Aula sobre O Que As Pessoas Estao Fazendo

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta atividade, será trabalhado o tema "O que as pessoas estão fazendo?", um assunto muito importante para os alunos aprenderem como descrever rotinas diárias e identificar pessoas. Esse tema é muito presente no nosso cotidiano, principalmente quando queremos falar sobre ações de outras pessoas ou de nós mesmos. Para trabalhar esse tema, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, onde os alunos serão divididos em grupos e criarão um template de avaliação por pares. Assim, cada grupo avaliará o outro com base em critérios pré-estabelecidos, o que incentivará a colaboração e a construção coletiva do conhecimento.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Introduza o tema "O que as pessoas estão fazendo?", explicando a importância de aprender a identificar ações e descrever rotinas diárias em inglês. Apresente alguns exemplos práticos para que os alunos possam entender melhor o assunto.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo terá a tarefa de criar um template de avaliação por pares, que será utilizado na próxima etapa. Os templates devem conter os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Os grupos deverão preencher o template com notas numa escala de 1 a 5.

  3. Etapa 3 - Desenvolvimento do tema

    Cada grupo deverá construir uma apresentação sobre um subtópico relacionado ao tema "O que as pessoas estão fazendo?", utilizando o presente do indicativo em inglês. Alguns exemplos de subtópicos podem ser a rotina de um estudante ou a rotina de um atleta. Circule pela sala e auxilie os alunos na construção.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Os grupos deverão apresentar seus trabalhos, fazendo uso da língua inglesa. Em seguida, deverão utilizar o template criado na etapa anterior para avaliar a apresentação dos outros grupos. Incentive a participação dos alunos durante a apresentação.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos grupos, todos deverão se reunir e discutir sobre as avaliações recebidas. Os alunos deverão justificar os critérios utilizados e a nota atribuída para cada grupo.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça um breve resumo sobre o que foi aprendido durante a atividade e dê algumas recomendações para os alunos continuarem praticando o tema em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a colaboração entre os alunos
  • Incentivar a construção coletiva do conhecimento
  • Desenvolver a habilidade de identificar pessoas e descrever rotinas diárias

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo na criação do template
  • Coerência e clareza dos argumentos apresentados
  • Qualidade da apresentação e comunicação
  • Desempenho geral da equipe

Ações do professor

  • Explicar claramente o objetivo da atividade.
  • Auxiliar os alunos na criação dos templates de avaliação
  • Fazer intervenções durante a apresentação dos grupos
  • Estimular a discussão em grupo após a apresentação

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe na criação do template de avaliação
  • Apresentar o subtópico relacionado ao tema "O que as pessoas estão fazendo?"
  • Avaliar as apresentações dos outros grupos com base no template criado
  • Participar da discussão em grupo sobre as avaliações recebidas