Aula sobre O Que As Pessoas Estao Fazendo
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
Esta atividade irá explorar o tema "O que as pessoas estão fazendo?" e como descrever rotinas diárias em inglês utilizando o presente do indicativo. Essa habilidade é importante para a comunicação em inglês no dia a dia. A metodologia utilizada será a Cultura Maker, em que os alunos serão incentivados a criar um template da Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena e Que tal, para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos. Para exemplificar o uso dessa habilidade, é possível mencionar situações comuns, como descrever a rotina escolar ou as atividades que realizam em casa.
Etapa 1 - Introdução
Faça a apresentação do tema "O que as pessoas estão fazendo?" e dos objetivos da atividade, utilizando exemplos práticos para a contextualização dos alunos.Etapa 2 - Ativação do conhecimento prévio
Os alunos farão uma discussão em grupo sobre suas rotinas diárias e como elas podem ser descritas em inglês.Etapa 3 - Explicação do presente do indicativo
Apresente o uso do verbo "to be" para identificar pessoas e descrever rotinas diárias. Os alunos deverão fazer anotações nos seus cadernos.Etapa 4 - Criação do template da Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos criarão um template em grupo com os campos Que bom, Que pena e Que tal, para descrever suas rotinas diárias em inglês, com exemplos práticos.Etapa 5 - Prática
Em duplas, os alunos compartilharão o que escreveram na dinâmica dos 3Qs, praticando a descrição de rotinas diárias em inglês.Etapa 6 - Aplicação da Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos avaliarão a atividade realizada em grupo, utilizando o template criado na etapa 4.Etapa 7 - Encerramento
Faça uma síntese da atividade e avalie o desempenho dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de utilizar o presente do indicativo na descrição de rotinas diárias em inglês.
- Estimular a cooperação e o trabalho em grupo.
- Estimular a criatividade e a criação de soluções para avaliar a atividade realizada.
Critérios de avaliação
- Utilização adequada do presente do indicativo para descrever rotinas diárias.
- Participação e cooperação em grupo.
- Criação adequada do template da Dinâmica dos 3 Qs e avaliação coerente do desempenho.
Ações do professor
- Apresentação clara e objetiva do tema e dos objetivos da atividade.
- Estimular a participação dos alunos em todas as etapas.
- Acompanhar e avaliar o desempenho dos alunos durante as atividades.
Ações do aluno
- Participar das atividades individuais e em duplas.
- Trabalhar em cooperação com os colegas.
- Criar e avaliar adequadamente o template da Dinâmica dos 3 Qs.