Aula sobre O Que As Pessoas Estao Fazendo

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Esta atividade irá explorar o tema "O que as pessoas estão fazendo?" e como descrever rotinas diárias em inglês utilizando o presente do indicativo. Essa habilidade é importante para a comunicação em inglês no dia a dia. A metodologia utilizada será a Cultura Maker, em que os alunos serão incentivados a criar um template da Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena e Que tal, para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos. Para exemplificar o uso dessa habilidade, é possível mencionar situações comuns, como descrever a rotina escolar ou as atividades que realizam em casa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça a apresentação do tema "O que as pessoas estão fazendo?" e dos objetivos da atividade, utilizando exemplos práticos para a contextualização dos alunos.

  2. Etapa 2 - Ativação do conhecimento prévio

    Os alunos farão uma discussão em grupo sobre suas rotinas diárias e como elas podem ser descritas em inglês.

  3. Etapa 3 - Explicação do presente do indicativo

    Apresente o uso do verbo "to be" para identificar pessoas e descrever rotinas diárias. Os alunos deverão fazer anotações nos seus cadernos.

  4. Etapa 4 - Criação do template da Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos criarão um template em grupo com os campos Que bom, Que pena e Que tal, para descrever suas rotinas diárias em inglês, com exemplos práticos.

  5. Etapa 5 - Prática

    Em duplas, os alunos compartilharão o que escreveram na dinâmica dos 3Qs, praticando a descrição de rotinas diárias em inglês.

  6. Etapa 6 - Aplicação da Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos avaliarão a atividade realizada em grupo, utilizando o template criado na etapa 4.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma síntese da atividade e avalie o desempenho dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de utilizar o presente do indicativo na descrição de rotinas diárias em inglês.
  • Estimular a cooperação e o trabalho em grupo.
  • Estimular a criatividade e a criação de soluções para avaliar a atividade realizada.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada do presente do indicativo para descrever rotinas diárias.
  • Participação e cooperação em grupo.
  • Criação adequada do template da Dinâmica dos 3 Qs e avaliação coerente do desempenho.

Ações do professor

  • Apresentação clara e objetiva do tema e dos objetivos da atividade.
  • Estimular a participação dos alunos em todas as etapas.
  • Acompanhar e avaliar o desempenho dos alunos durante as atividades.

Ações do aluno

  • Participar das atividades individuais e em duplas.
  • Trabalhar em cooperação com os colegas.
  • Criar e avaliar adequadamente o template da Dinâmica dos 3 Qs.