Aula sobre O Que As Pessoas Estao Fazendo

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta atividade, os alunos irão aprender a identificar pessoas e descrever suas rotinas diárias em inglês, utilizando o presente do indicativo do verbo "to be". Isso é importante para o desenvolvimento da comunicação do aluno, pois irá ajudá-lo a descrever suas próprias ações e entender ações de outras pessoas. Para contextualizar, você pode mostrar fotos de pessoas realizando atividades diárias, como trabalhar, estudar, cozinhar, passear com o cachorro, etc. É importante explicar que, no inglês, usamos o presente do indicativo para falar sobre ações que estão acontecendo agora.

  1. Etapa 1 - Mapa de empatia

    Introduza o conceito de mapa de empatia para a turma, explicando os campos existentes no mapa e como ele pode ajudar a entender melhor uma pessoa e suas rotinas diárias. Em seguida, os alunos irão criar seus próprios mapas de empatia em grupos de quatro pessoas sobre personagens fictícios, ou pessoas conhecidas por eles. Forneça um modelo de mapa de empatia para os alunos preencherem.

  2. Etapa 2 - Identificando pessoas

    Apresente as formas diferentes de identificar pessoas em inglês, através do verbo "to be". Os alunos irão praticar essas formas em frases simples.

  3. Etapa 3 - Descrevendo atividades

    Os alunos, nos mesmos grupos, irão usar as informações do mapa de empatia para descrever as atividades que a pessoa realiza diariamente em inglês. Em seguida, deverão apresentar essas frases para a turma.

  4. Etapa 4 - Jogo de adivinhação

    Divida a turma em dois grupos e apresente frases em inglês que descrevem uma pessoa e suas atividades diárias para os grupos. O grupo que acertar o maior número de pessoas vence.

  5. Etapa 5 - Produção de texto

    Os alunos irão criar uma pequena produção textual em inglês, descrevendo suas próprias rotinas diárias e de outras pessoas.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os alunos irão apresentar suas produções textuais para a turma, praticando a comunicação oral em inglês.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Conduza uma reflexão conjunta com a turma sobre o que aprenderam, ressaltando a importância do presente do indicativo para a comunicação em inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de identificar pessoas e descrever rotinas diárias em inglês;
  • Prática da comunicação oral em inglês;
  • Estímulo da empatia e compreensão de outras pessoas.

Critérios de avaliação

  • Adequação na elaboração do mapa de empatia;
  • Correta utilização do presente do indicativo do verbo "to be";
  • Produção textual gramaticalmente correta e coerente.

Ações do professor

  • Introduzir o conceito de mapa de empatia e guiar a elaboração dos mapas;
  • Explicar as formas diferentes de identificar pessoas em inglês;
  • Conduzir as atividades em todas as etapas.

Ações do aluno

  • Elaborar o mapa de empatia;
  • Praticar a utilização do presente do indicativo do verbo "to be";
  • Produzir uma pequena produção textual em inglês;
  • Apresentar suas produções textuais;
  • Participar da reflexão conjunta.