Aula sobre O Que As Pessoas Estao Fazendo

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O tema "O que as pessoas estão fazendo?" é uma introdução importante para o uso do presente do indicativo no inglês para descrever atividades diárias. É um tema fundamental para o desenvolvimento da habilidade de comunicação em inglês e para a aquisição do vocabulário básico do idioma. Nesta atividade, será utilizada a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para tornar a prática mais envolvente e didática, utilizaremos exemplos do cotidiano dos estudantes, como as atividades que eles realizam em casa ou na escola.

  1. Etapa 1 - Elaboração do template de registro de aprendizagem

    Os alunos deverão criar um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. O template pode ser criado por meio digital ou analógico. Em seguida, solicite aos alunos que preencham o campo Check-in com base no seu conhecimento prévio sobre o presente do indicativo e a descrição de rotinas em inglês.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Faça uma breve apresentação do tema, mostrando exemplos de verbos no presente do indicativo e como eles são usados para descrever atividades diárias. Utilize figuras ou fotos para facilitar a compreensão dos alunos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa online

    Os alunos em grupos, realizarão pesquisas online para encontrar vocabulário relacionado ao tema, incluindo verbos no presente do indicativo e palavras-chave relacionadas às atividades diárias.

  4. Etapa 4 - Descrição das atividades

    Cada grupo deverá criar registro de atividades diárias correspondentes aos verbos no presente do indicativo, encontrados na pesquisa realizada.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar seu trabalho para a turma, descrevendo as atividades diárias e usando os verbos no presente do indicativo para identificar pessoas em inglês

  6. Etapa 6 - Prática em sala de aula

    Realize uma atividade em que os alunos terão que descrever as atividades diárias de seus colegas da sala de aula usando o presente do indicativo. Serão usadas figuras ou fotos para facilitar a compreensão dos alunos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um resumo da aula e reforce a importância dos verbos no presente do indicativo para a comunicação em inglês. Em seguida, solicite aos alunos que preencham o campo “Check-out” do registro de aprendizagem com base no que aprenderam.

Intencionalidades pedagógicas

  • Promover a comunicação oral em inglês;
  • Desenvolver o vocabulário básico em inglês;
  • Utilizar metodologias ativas para tornar a aprendizagem mais envolvente.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na elaboração do template de registro de aprendizagem;
  • Correção gramatical e utilização adequada do presente do indicativo;
  • Habilidade de comunicação oral em inglês.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e didática;
  • Orientar os alunos na elaboração do template de registro de aprendizagem;
  • Tirar dúvidas e corrigir os erros dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da elaboração do template de registro de aprendizagem;
  • Realizar pesquisas online de vocabulário em inglês;
  • Descrever atividades diárias usando o presente do indicativo em inglês.