Aula sobre O Que As Pessoas Estao Fazendo
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
Nesta atividade, os alunos aprenderão a utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias. É importante destacar que este é um tema amplamente utilizado na comunicação em inglês, especialmente no momento em que vivemos. A metodologia que utilizaremos é o Estudo de Caso, que é uma forma de ensino que incentiva a participação ativa dos alunos, além de trabalhar habilidades de observação, análise, interpretação e criatividade.
Exemplo: Os alunos podem reconhecer as rotinas diárias de suas famílias e amigos, e utilizar o inglês para descrevê-las. Isso pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes, especialmente no momento em que a tecnologia nos permite conectar com pessoas de diferentes partes do mundo.
Etapa 1 - Introdução
Inicie fazendo uma breve revisão sobre o presente do indicativo e o verbo "to be". Em seguida, apresente o tema do estudo de caso: "O que as pessoas estão fazendo?". Você pode pedir aos alunos que observem e descrevam as rotinas diárias das pessoas em suas vidas.Etapa 2 - Formação dos grupos
Forme grupos de 4 alunos e escolha o tema que cada grupo irá apresentar. Alguns exemplos de temas podem ser: rotina de um estudante, rotina de um atleta, rotina de um músico, entre outros.Etapa 3 - Identificação de um problema
Oriente os alunos a definir qual será o problema que irão abordar em seu estudo de caso. O problema pode estar relacionado a uma rotina diária que precisa ser melhorada, ou a um hábito que precisa ser mudado.Etapa 4 - Levantamento de dados
Os alunos devem coletar dados para a pesquisa por meio de entrevistas com pessoas reais, pesquisas e outros. Você pode fornecer modelos de perguntas para facilitar a entrevista.Etapa 5 - Análise do contexto
Com base nos dados coletados, os alunos devem analisar o contexto do problema identificado na etapa anterior. Ajude os alunos a entenderem as causas do problema e a buscar soluções para resolvê-lo.Etapa 6 - Comparação
Os alunos devem comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais. Ajude os alunos a entenderem como os dados se relacionam com o problema identificado.Etapa 7 - Soluções
Os alunos devem propor soluções para o problema identificado em seu estudo e apresentar o caso para a turma, utilizando o presente do indicativo em inglês. Incentive a criatividade a pensar em soluções que possam ser facilmente aplicadas no cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas e descrever rotinas diárias.
- Incentivar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
- Trabalhar habilidades de observação, análise, interpretação e criatividade.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante todo o processo de aprendizagem.
- Completa compreensão do tema proposto.
- Coleta de dados precisa e coerente.
- Análise consistente do contexto.
- Propostas de soluções criativas e aplicáveis.
Ações do professor
- Orientar os alunos na coleta de dados e análise do contexto.
- Incentivar a participação ativa dos alunos durante todo o processo de aprendizagem.
- Fornecer feedbacks construtivos para ajudar os alunos a melhorarem sua compreensão do tema.
Ações do aluno
- Coletar dados precisos e coerentes para a pesquisa.
- Participar ativamente durante todo o processo de aprendizagem.
- Apresentar propostas de soluções criativas e aplicáveis.