Aula sobre O Que As Pessoas Estao Fazendo

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Nesta atividade, os alunos aprenderão a utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias. É importante destacar que este é um tema amplamente utilizado na comunicação em inglês, especialmente no momento em que vivemos. A metodologia que utilizaremos é o Estudo de Caso, que é uma forma de ensino que incentiva a participação ativa dos alunos, além de trabalhar habilidades de observação, análise, interpretação e criatividade.

Exemplo: Os alunos podem reconhecer as rotinas diárias de suas famílias e amigos, e utilizar o inglês para descrevê-las. Isso pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes, especialmente no momento em que a tecnologia nos permite conectar com pessoas de diferentes partes do mundo.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie fazendo uma breve revisão sobre o presente do indicativo e o verbo "to be". Em seguida, apresente o tema do estudo de caso: "O que as pessoas estão fazendo?". Você pode pedir aos alunos que observem e descrevam as rotinas diárias das pessoas em suas vidas.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Forme grupos de 4 alunos e escolha o tema que cada grupo irá apresentar. Alguns exemplos de temas podem ser: rotina de um estudante, rotina de um atleta, rotina de um músico, entre outros.

  3. Etapa 3 - Identificação de um problema

    Oriente os alunos a definir qual será o problema que irão abordar em seu estudo de caso. O problema pode estar relacionado a uma rotina diária que precisa ser melhorada, ou a um hábito que precisa ser mudado.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os alunos devem coletar dados para a pesquisa por meio de entrevistas com pessoas reais, pesquisas e outros. Você pode fornecer modelos de perguntas para facilitar a entrevista.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Com base nos dados coletados, os alunos devem analisar o contexto do problema identificado na etapa anterior. Ajude os alunos a entenderem as causas do problema e a buscar soluções para resolvê-lo.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os alunos devem comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais. Ajude os alunos a entenderem como os dados se relacionam com o problema identificado.

  7. Etapa 7 - Soluções

    Os alunos devem propor soluções para o problema identificado em seu estudo e apresentar o caso para a turma, utilizando o presente do indicativo em inglês. Incentive a criatividade a pensar em soluções que possam ser facilmente aplicadas no cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas e descrever rotinas diárias.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Trabalhar habilidades de observação, análise, interpretação e criatividade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante todo o processo de aprendizagem.
  • Completa compreensão do tema proposto.
  • Coleta de dados precisa e coerente.
  • Análise consistente do contexto.
  • Propostas de soluções criativas e aplicáveis.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na coleta de dados e análise do contexto.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos durante todo o processo de aprendizagem.
  • Fornecer feedbacks construtivos para ajudar os alunos a melhorarem sua compreensão do tema.

Ações do aluno

  • Coletar dados precisos e coerentes para a pesquisa.
  • Participar ativamente durante todo o processo de aprendizagem.
  • Apresentar propostas de soluções criativas e aplicáveis.