Aula sobre O Que As Pessoas Estao Fazendo
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta atividade, será trabalhada a habilidade dos alunos em utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias. Isso é muito importante porque, além de ser uma habilidade essencial no aprendizado de inglês, também é útil no cotidiano dos estudantes, já que eles podem utilizar o presente do indicativo para falar sobre o que estão fazendo no momento. Para tornar a prática mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema, facilitando a compreensão e aprofundamento do assunto.
Etapa 1 - Vídeo aula
Envie aos alunos, previamente, uma videoaula que explique o presente do indicativo e sua aplicação em frases afirmativas, utilizando o verbo to be. O vídeo deve ter uma linguagem simples e objetiva, para que os alunos consigam compreender facilmente.Etapa 2 - Introdução
Em sala de aula, faça uma breve introdução sobre o tema, mostrando exemplos de como o presente do indicativo é utilizado no cotidiano e retomando o conhecimento adquirido na vídeo aula. Em seguida, informe que o objetivo é que os alunos aprendam a identificar pessoas e descrever rotinas diárias em inglês.Etapa 3 - Mapa conceitual
Os alunos, em duplas, criarão um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para isso, eles podem utilizar o aplicativo online Coggle (ou similar) para criar o mapa de forma colaborativa. Esteja disponível para esclarecer dúvidas e auxiliar os alunos.Etapa 4 - Troca de mapas e feedback
Os grupos irão trocar seus mapas e realizarão uma apresentação para os colegas, explicando como eles organizaram o conteúdo. Dê um feedback sobre os mapas, corrigindo possíveis erros e orientando os alunos a aprofundarem ainda mais o tema.Etapa 5 - Roleplay
Os alunos farão um roleplay em duplas. Eles irão descrever suas rotinas diárias em inglês, utilizando a estrutura gramatical aprendida. Esteja disponível para ajudar e monitorar o desempenho dos alunos.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma breve recapitulação sobre o que foi aprendido, reforçando os principais conceitos e tirando as dúvidas dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas e descrever rotinas diárias em inglês.
- Estimular a colaboração e a comunicação entre os alunos.
- Utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para tornar a atividade mais envolvente e didática.
Critérios de avaliação
- Compreensão e utilização adequada da estrutura gramatical aprendida.
- Participação e colaboração na criação do mapa conceitual.
- Desempenho no roleplay.
- Envolvimento e interesse durante a atividade.
Ações do professor
- Preparar a videoaula e o material necessário.
- Orientar e auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Monitorar e dar feedback aos alunos durante a realização da atividade prática.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
- Tirar as dúvidas dos alunos e reforçar os principais conceitos abordados.
Ações do aluno
- Assistir à videoaula e compreender o conteúdo apresentado.
- Colaborar na criação do mapa conceitual.
- Participar do roleplay.
- Esclarecer dúvidas com o professor.
- Demonstrar interesse e envolvimento durante a atividade.