Aula sobre O Que E Fact Checking
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Inicie a aula mostrando uma notícia verdadeira e outra falsa e perguntando aos alunos: “Como podemos dizer se uma notícia é verdadeira ou falsa?” A partir daí, introduza o conceito de fact checking, explicando sua importância na esfera jornalística.
Etapa 1 - Formação dos grupos
Divida a turma em grupos de três a quatro alunos, garantindo que haja diversidade nas equipes. Cada grupo deve escolher um líder para organizar o trabalho.Etapa 2 - Construção do modelo de avaliação
Os grupos recebem uma folha em branco e devem criar um modelo de avaliação por pares que contemple os critérios a seguir:Etapa 3 - Execução da atividade
Os grupos têm cerca de 30 a 40 minutos para executar a tarefa que consiste em escolher uma notícia falsa e outra verdadeira e desenvolver argumentos convincentes para justificar a avaliação de cada uma delas. Os líderes dos grupos são responsáveis pela organização do trabalho e pela distribuição das tarefas.Etapa 4 - Avaliação por pares
Cada grupo apresenta seu trabalho para os demais e, em seguida, os demais grupos avaliam de acordo com o modelo criado na etapa 3. Cada critério é preenchido com uma nota numa escala de 1 a 5.Etapa 5 - Feedback
Após o término da atividade, faça um feedback com os alunos, elogiando as habilidades desenvolvidas e dando sugestões de melhoria.Etapa 6 - Reflexão final
Na última etapa, os alunos fazem uma reflexão sobre a importância do fact checking e sobre a atividade realizada. Você pode fazer perguntas como: “O que aprendemos com essa atividade?” “Como podemos aplicar o que aprendemos na nossa vida?”
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de leitura crítica;
- Identificar fatos e opiniões em textos argumentativos da esfera jornalística;
- Desenvolver habilidades de trabalho em equipe;
Critérios de avaliação
- Organização do grupo;
- Construção dos argumentos;
- Apresentação e comunicação;
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Contextualizar o assunto;
- Dividir a turma em grupos;
- Dar feedback construtivo.
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe;
- Desenvolver argumentos convincentes;
- Avaliar o trabalho dos demais grupos.