Aula sobre O Que E Fact Checking

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Inicie a aula mostrando uma notícia verdadeira e outra falsa e perguntando aos alunos: “Como podemos dizer se uma notícia é verdadeira ou falsa?” A partir daí, introduza o conceito de fact checking, explicando sua importância na esfera jornalística.

  1. Etapa 1 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos de três a quatro alunos, garantindo que haja diversidade nas equipes. Cada grupo deve escolher um líder para organizar o trabalho.

  2. Etapa 2 - Construção do modelo de avaliação

    Os grupos recebem uma folha em branco e devem criar um modelo de avaliação por pares que contemple os critérios a seguir:

  3. Etapa 3 - Execução da atividade

    Os grupos têm cerca de 30 a 40 minutos para executar a tarefa que consiste em escolher uma notícia falsa e outra verdadeira e desenvolver argumentos convincentes para justificar a avaliação de cada uma delas. Os líderes dos grupos são responsáveis pela organização do trabalho e pela distribuição das tarefas.

  4. Etapa 4 - Avaliação por pares

    Cada grupo apresenta seu trabalho para os demais e, em seguida, os demais grupos avaliam de acordo com o modelo criado na etapa 3. Cada critério é preenchido com uma nota numa escala de 1 a 5.

  5. Etapa 5 - Feedback

    Após o término da atividade, faça um feedback com os alunos, elogiando as habilidades desenvolvidas e dando sugestões de melhoria.

  6. Etapa 6 - Reflexão final

    Na última etapa, os alunos fazem uma reflexão sobre a importância do fact checking e sobre a atividade realizada. Você pode fazer perguntas como: “O que aprendemos com essa atividade?” “Como podemos aplicar o que aprendemos na nossa vida?”

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de leitura crítica;
  • Identificar fatos e opiniões em textos argumentativos da esfera jornalística;
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe;

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Contextualizar o assunto;
  • Dividir a turma em grupos;
  • Dar feedback construtivo.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe;
  • Desenvolver argumentos convincentes;
  • Avaliar o trabalho dos demais grupos.