Aula sobre O Que E Fact Checking

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O assunto "Fact Checking" tem se tornado cada vez mais importante na esfera jornalística, principalmente com o aumento das chamadas fake news, que são notícias falsas divulgadas em redes sociais e outras mídias. O objetivo da atividade é ensinar os alunos a distinguir fatos de opiniões em textos argumentativos da esfera jornalística, utilizando a metodologia ativa Design Thinking.

  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Apresente para os alunos um texto jornalístico e pergunte quais informações eles consideram verdadeiras e quais são opiniões. Em seguida, explique brevemente sobre o assunto "Fact Checking" e sua importância.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e entregue uma folha com o modelo de mapa de empatia. Cada grupo deverá escolher um tema relacionado ao assunto "Fact Checking" (por exemplo, "Fake News nas Eleições") e preencher o mapa de empatia com informações sobre as pessoas que produzem e consomem essas notícias (o que pensam e sentem, o que escutam, o que falam e fazem, suas dores e ganhos).

  3. Etapa 3 - Ideação

    Cada grupo deverá escolher uma dor ou ganho do mapa de empatia e criar uma solução para resolver ou potencializar o problema. Essa solução pode ser um cartaz, uma frase de impacto, um vídeo curto, uma história em quadrinhos, ou qualquer outra mídia analógica.

  4. Etapa 4 - Prototipagem

    Cada grupo deverá produzir a solução criada no passo anterior. Você deve disponibilizar materiais para os alunos poderem trabalhar na solução (por exemplo, papéis coloridos, canetinhas, cola, tesoura).

  5. Etapa 5 - Testes

    Cada grupo deverá apresentar sua solução para a turma e receber feedbacks. Incentive os alunos a serem críticos e construtivos nos feedbacks.

  6. Etapa 6 - Implementação

    Escolha uma ou mais soluções para implementar na escola ou em uma comunidade próxima.

  7. Etapa 7 - Fechamento

    Faça uma reflexão com a turma sobre o processo de Design Thinking e como essa metodologia pode ser aplicada em outras situações de aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de distinguir fatos de opiniões em textos argumentativos da esfera jornalística.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Promover a colaboração entre os alunos e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas do plano de aula.
  • Qualidade das soluções criadas pelos grupos.
  • Capacidade dos alunos de distinguir fatos de opiniões em textos jornalísticos.

Ações do professor

  • Explicar o assunto "Fact Checking" e sua importância.
  • Dividir a turma em grupos e entregar o modelo de mapa de empatia.
  • Disponibilizar materiais para a criação das soluções.
  • Incentivar a colaboração e o pensamento crítico dos alunos.
  • Fazer uma reflexão final sobre o processo de Design Thinking.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas da atividade.
  • Preencher o mapa de empatia com informações relevantes.
  • Criar soluções criativas e eficazes.
  • Apresentar as soluções criadas para a turma e receber feedbacks.
  • Refletir sobre o processo de Design Thinking e sua aplicação em outras situações de aprendizagem.