Aula sobre O Que E Fact Checking
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental estão no final do ciclo escolar e, em breve, iniciarão a etapa do Ensino Médio. Nesta fase, é importante que eles desenvolvam a habilidade de distinguir fatos de opiniões em textos argumentativos da esfera jornalística. Com isso, eles podem ter um pensamento mais crítico e objetivo sobre temas relevantes da sociedade.
Etapa 1 - Check-in
Peça previamente uma pesquisa aos estudantes sobre o Fact Checking. Faça uma breve introdução sobre o tema, perguntando à turma o que eles pesquisaram e definindo o conceito de fact checking e sua importância na produção de notícias confiáveis.Etapa 2 - Apresentação dos Subtópicos
Apresente os principais subtópicos que serão trabalhados na aula: o que é fact checking, técnicas utilizadas e a importância do fact checking.Etapa 3 - Trabalho em Grupo
Os alunos serão divididos em grupos e receberão a tarefa de desenvolver um modelo de registro de aprendizagem contendo os campos de Check-in e Check-out para cada um dos subtópicos apresentados. Forneça exemplos práticos impressos para facilitar o trabalho dos alunos.Etapa 4 - Debate e Discussão
Os grupos apresentarão seus modelos e haverá um debate e discussão em sala de aula sobre as técnicas de fact checking utilizadas pelos grupos.Etapa 5 - Atividade Prática
Os alunos vão analisar dois exemplos práticos de fact checking e identificar as técnicas utilizadas em cada um.Etapa 6 - Síntese
Faça uma síntese da aula, reforçando os principais pontos trabalhados e a importância do fact checking na produção de notícias confiáveis.Etapa 7 - Check-out
Os alunos farão um check-out no modelo de registro de aprendizagem, respondendo a uma pergunta sobre o que aprenderam na aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Compreender o que é fact checking e seu papel na checagem de informações
- Identificar as principais técnicas utilizadas no fact checking
- Analisar a importância do fact checking na produção de notícias confiáveis.
Critérios de avaliação
- Participação dos alunos nas discussões e atividades propostas;
- Qualidade do modelo de registro de aprendizagem criado pelos alunos;
- Compreensão dos conceitos trabalhados na aula.
Ações do professor
- Explicar o conceito de fact checking, sua importância e técnicas utilizadas;
- Propor atividades em grupo para que os alunos desenvolvam um modelo de registro de aprendizagem;
- Propor debates e discussões em sala de aula para que os alunos possam analisar exemplos práticos de fact checking.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo e debates propostos;
- Desenvolver o modelo de registro de aprendizagem;
- Identificar exemplos práticos de fact checking e analisá-los criticamente.