Aula sobre O Que E Fact Checking

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Inicie a aula apresentando a definição de Fact Checking, sua importância na esfera jornalística e como pode ajudar a distinguir fatos de opiniões em textos argumentativos. Discuta as consequências negativas da disseminação de notícias falsas e como isso afeta a sociedade em geral.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula fazendo uma breve revisão do que foi discutido na aula anterior sobre Fact Checking. Forneça exemplos de notícias falsas compartilhadas nas redes sociais e peça aos alunos que identifiquem quais informações são verdadeiras e quais são falsas. Em seguida, mostre como o Fact Checking pode ser usado para verificar a veracidade das informações e evitar a disseminação de notícias falsas.

  2. Etapa 2 - Leitura do Estudo de Caso

    Apresente o estudo de caso que será trabalhado. Explique que os alunos trabalharão em grupos e criarão um infográfico com informações verificadas por Fact Checking. Forneça aos alunos um texto sobre um assunto atual (por exemplo, a pandemia da COVID-19 ou uma eleição recente). Peça aos alunos que leiam o texto em grupos e discutam as informações apresentadas.

  3. Etapa 3 - Identificação de Informações

    Peça aos grupos que identifiquem as informações apresentadas no texto como fatos ou opiniões. Em seguida, peça-lhes que identifiquem se as informações são verdadeiras ou falsas.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Peça aos grupos que realizem uma pesquisa sobre as informações que identificaram como opiniões e/ou informações falsas. Eles podem usar livros, revistas, jornais ou qualquer outra fonte para realizar a pesquisa.

  5. Etapa 5 - Análise das Informações

    Peça aos grupos que analisem as informações coletadas por meio da pesquisa e verifiquem se elas são verdadeiras ou falsas. Em seguida, peça-lhes que organizem as informações em lacunas para o infográfico.

  6. Etapa 6 - Criação do Infográfico

    Peça aos grupos que criem o infográfico usando cartolinas, canetas e lápis de cor. O infográfico deve conter as informações verificadas pelos alunos e as lacunas devem ser preenchidas com informações corretas que ajudarão a distinguir fatos de opiniões.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Peça aos grupos que apresentem seus infográficos para toda a turma e expliquem como as informações foram verificadas e como o Fact Checking pode ajudar a distinguir fatos de opiniões em textos argumentativos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e pesquisa.
  • Promover o trabalho em grupo e a colaboração.
  • Desenvolver a habilidade de distinguir fatos de opiniões em textos argumentativos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta de fatos e opiniões.
  • Pesquisa e verificação correta das informações.
  • Clareza e organização do infográfico.
  • Apresentação clara e objetiva.

Ações do professor

  • Proporcionar a discussão e contextualização do tema.
  • Selecionar um estudo de caso relevante e atual.
  • Orientar os alunos durante o processo de pesquisa e verificação de informações.
  • Estimular a colaboração entre os grupos.
  • Avaliar e dar feedback aos alunos.

Ações do aluno

  • Ler e discutir o texto em grupo.
  • Pesquisar e verificar as informações apresentadas.
  • Criar o infográfico com as informações verificadas.
  • Apresentar o projeto para a turma.
  • Participar ativamente do processo de aprendizagem em grupo.