Aula sobre O Que E Fact Checking

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O assunto "Fact Checking" tem se tornado cada vez mais importante na esfera jornalística, principalmente com o aumento das chamadas fake news, que são notícias falsas divulgadas em redes sociais e outras mídias. O objetivo da atividade é ensinar os alunos a distinguir fatos de opiniões em textos argumentativos da esfera jornalística, utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.

  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Apresente um vídeo ou imagem com uma notícia falsa famosa e questiona os alunos sobre a veracidade da notícia.

  2. Etapa 2 - Preparação

    Explique o conceito de fact checking e sua importância na esfera jornalística, mostrando exemplos de notícias reais verificadas.

  3. Etapa 3 - Sala de Aula Invertida

    Disponibilize materiais para os alunos estudarem sobre fact checking e pesquisem notícias de sua preferência para avaliar se são verdadeiras ou falsas.

  4. Etapa 4 - Criação do Mapa Conceitual

    Os alunos devem criar um mapa conceitual com uma ideia central (“O que é fact checking?”) e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Aplicação das técnicas de fact checking

    Os alunos aplicam as técnicas de fact checking em notícias escolhidas por eles e compartilham seus resultados com a turma.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Conduza uma discussão em grupo sobre a importância do fact checking na sociedade e as consequências de notícias falsas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos na criação do mapa conceitual, aplicação das técnicas de fact checking em notícias e participação na discussão em grupo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender a importância do fact checking na esfera jornalística;
  • Distinguir fatos de opiniões em textos argumentativos da esfera jornalística;
  • Desenvolver habilidades de análise e crítica em relação ao conteúdo midiático.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de distinguir fatos de opiniões em textos argumentativos da esfera jornalística;
  • Uso correto das técnicas de fact checking;
  • Elaboração de um mapa conceitual claro e completo.

Ações do professor

  • Contextualização do assunto utilizando exemplos práticos;
  • Facilitação da criação do mapa conceitual pelos alunos;
  • Estimulação do pensamento crítico dos alunos;
  • Orientação quanto ao uso das técnicas de fact checking;
  • Realização de uma discussão em grupo para finalizar a aula.

Ações do aluno

  • Leitura prévia do material disponibilizado pelo professor;
  • Participação ativa na criação do mapa conceitual;
  • Uso das técnicas de fact checking ao avaliar notícias;
  • Uso do pensamento crítico para distinguir fatos de opiniões em textos argumentativos da esfera jornalística;
  • Participação na discussão em grupo ao final da aula.