Aula sobre O Que E Geopolitica

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A geopolítica é um tema importante para entendermos as relações entre os países e como as questões políticas e econômicas podem influenciar na vida das pessoas. Nesta aula, vamos trabalhar a metodologia ativa Estudo de Caso para identificação de um problema geopolítico, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e buscar soluções. Para isso, os alunos irão criar infográficos que poderão ser distribuídos na comunidade para disseminar a informação. Alguns exemplos de temas que podem ser trabalhados são: conflitos territoriais, migrações, acordos comerciais, entre outros.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema geopolítica e explique como a metodologia Estudo de Caso será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos e escolha do tema

    Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 pessoas e irão escolher o tema a ser trabalhado durante a aula.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Cada grupo definirá a temática da pesquisa e identifica o problema a ser estudado.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os alunos irão realizar pesquisas em fontes confiáveis, entrevistas com pessoas reais e outros meios para levantar dados sobre o problema identificado.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Os grupos irão analisar o contexto do problema identificado, buscando entender as causas e possíveis soluções.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os alunos irão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais, buscando identificar possíveis divergências.

  7. Etapa 7 - Soluções

    Os grupos irão propor soluções para o problema identificado e criar infográficos com as informações levantadas. Os infográficos poderão ser distribuídos na comunidade para disseminar a informação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações em fontes confiáveis.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e comparar informações.

Critérios de avaliação

  • Identificação clara do problema a ser estudado.
  • Levantamento de dados em fontes confiáveis e realização de entrevistas com pessoas reais.
  • Análise coerente do contexto do problema identificado.
  • Comparação de dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais.
  • Proposta de soluções coerentes para o problema identificado.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia Estudo de Caso e como ela será aplicada na aula.
  • Orientar os alunos na escolha do tema e na identificação do problema a ser estudado.
  • Estimular a pesquisa em fontes confiáveis e a realização de entrevistas com pessoas reais.
  • Auxiliar os alunos na análise do contexto e na comparação de informações.
  • Orientar os grupos na criação dos infográficos.

Ações do aluno

  • Escolher o tema a ser estudado e identificar claramente o problema a ser estudado.
  • Realizar pesquisas em fontes confiáveis e entrevistas com pessoas reais.
  • Analisar o contexto do problema identificado e comparar informações.
  • Propor soluções coerentes para o problema identificado.
  • Criar infográficos com as informações levantadas e distribuí-los na comunidade.