Aula sobre O Que E Geopolitica
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A geopolítica é um tema que está presente em nosso cotidiano, seja na forma como os países se relacionam, nas disputas territoriais ou nos conflitos que vemos nos noticiários. Nesta aula, vamos trabalhar o conceito de geopolítica e como ele se aplica na atualidade, visando desenvolver a habilidade de aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e os objetivos da aula, explicando o que é geopolítica e sua importância na atualidade. Será aberta uma discussão sobre o assunto para que os alunos possam expor suas dúvidas e opiniões.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e plateia. Explique as funções de cada grupo e como eles irão trabalhar durante o debate.Etapa 3 - Pesquisa e preparação
Cada grupo terá um tempo para pesquisar e preparar seus argumentos.Etapa 4 - Preparação dos argumentos
O grupo defensor irá defender o tema, enquanto o grupo opositor irá contra-argumentar. A banca julgadora terá a função de avaliar e decidir quais os melhores argumentos, enquanto a plateia anota as informações mais relevantes apresentadas no debate.Etapa 5 - Debate
Os grupos defensor e opositor terão um tempo determinado para apresentar seus argumentos. A banca julgadora irá avaliar as argumentações e tomar uma decisão. A plateia poderá fazer perguntas e comentários sobre os argumentos apresentados.Etapa 6 - Reflexão
Conduza uma reflexão sobre o debate, destacando os pontos mais importantes anotados pelo grupo platéia.Etapa 7 - Conclusão
O professor irá concluir a aula, reforçando os objetivos e destacando a importância da habilidade que foi desenvolvida.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade crítica e argumentativa dos alunos.
Critérios de avaliação
- Coerência dos argumentos apresentados.
- Qualidade da pesquisa realizada pelos grupos.
- Participação e colaboração dos alunos durante o debate.
- Habilidade de aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade.
- Capacidade de reflexão e análise crítica sobre o tema.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os objetivos da aula.
- Dividir os grupos e explicar as funções de cada um.
- Orientar os alunos durante a pesquisa e preparação dos argumentos.
- Conduzir o debate e a reflexão.
- Concluir a aula e reforçar os objetivos.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa e preparar os argumentos.
- Participar ativamente do debate.
- Fazer perguntas e comentários sobre os argumentos apresentados.
- Refletir e analisar criticamente o tema.
- Expressar suas opiniões e colaborar com o grupo.