Aula sobre O Que E Geopolitica

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A geopolítica é um tema que está presente em nosso cotidiano, seja na forma como os países se relacionam, nas disputas territoriais ou nos conflitos que vemos nos noticiários. Nesta aula, vamos trabalhar o conceito de geopolítica e como ele se aplica na atualidade, visando desenvolver a habilidade de aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e os objetivos da aula, explicando o que é geopolítica e sua importância na atualidade. Será aberta uma discussão sobre o assunto para que os alunos possam expor suas dúvidas e opiniões.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e plateia. Explique as funções de cada grupo e como eles irão trabalhar durante o debate.

  3. Etapa 3 - Pesquisa e preparação

    Cada grupo terá um tempo para pesquisar e preparar seus argumentos.

  4. Etapa 4 - Preparação dos argumentos

    O grupo defensor irá defender o tema, enquanto o grupo opositor irá contra-argumentar. A banca julgadora terá a função de avaliar e decidir quais os melhores argumentos, enquanto a plateia anota as informações mais relevantes apresentadas no debate.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os grupos defensor e opositor terão um tempo determinado para apresentar seus argumentos. A banca julgadora irá avaliar as argumentações e tomar uma decisão. A plateia poderá fazer perguntas e comentários sobre os argumentos apresentados.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre o debate, destacando os pontos mais importantes anotados pelo grupo platéia.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor irá concluir a aula, reforçando os objetivos e destacando a importância da habilidade que foi desenvolvida.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade crítica e argumentativa dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Coerência dos argumentos apresentados.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos grupos.
  • Participação e colaboração dos alunos durante o debate.
  • Habilidade de aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade.
  • Capacidade de reflexão e análise crítica sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula.
  • Dividir os grupos e explicar as funções de cada um.
  • Orientar os alunos durante a pesquisa e preparação dos argumentos.
  • Conduzir o debate e a reflexão.
  • Concluir a aula e reforçar os objetivos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa e preparar os argumentos.
  • Participar ativamente do debate.
  • Fazer perguntas e comentários sobre os argumentos apresentados.
  • Refletir e analisar criticamente o tema.
  • Expressar suas opiniões e colaborar com o grupo.