Aula sobre O Que E Geopolitica

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A geopolítica é um tema que está presente em nosso cotidiano, seja nas relações internacionais entre países, nas disputas territoriais ou nas tensões políticas em diferentes regiões do mundo. Nesta aula, vamos aprender sobre os conceitos de Estado, nação, território, governo e país, e como eles são aplicados na compreensão dos conflitos geopolíticos na América e na África. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por Estações para realização de atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o conceito de geopolítica e sua importância no mundo atual. Apresente exemplos de conflitos geopolíticos em diferentes regiões do mundo, como a disputa territorial entre Israel e Palestina, a tensão entre Coreia do Norte e Estados Unidos, entre outros.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de até 6 pessoas e, cada grupo, será encaminhado para uma estação.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - O que é Estado

    Nessa estação, os alunos deverão ler e discutir um texto sobre o conceito de Estado e suas características. Em seguida, deverão elaborar um mapa mental sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - O que é Nação

    Aqui os alunos deverão ler e discutir um texto sobre o conceito de Nação e suas características. Em seguida, deverão elaborar um quadro comparativo entre Estado e Nação.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - O que é Território

    Os alunos deverão ler e discutir um texto sobre o conceito de Território e suas características. Em seguida, deverão elaborar um mapa conceitual sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Ao final das estações os grupos deverão se reunir e discutir como os conceitos de Estado, Nação e Território estão relacionados entre si e como eles são aplicados na análise dos conflitos geopolíticos pelo mundo.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão da aula, destacando a importância dos conceitos abordados e como eles podem ser aplicados na compreensão dos conflitos geopolíticos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar os conceitos de Estado, Nação, Território, Governo e País na análise dos conflitos geopolíticos.
  • Estimular a leitura e a discussão de textos sobre o tema.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em elaborar mapas mentais, quadros comparativos e mapas conceituais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Elaboração de mapas mentais, quadros comparativos e mapas conceituais.
  • Compreensão dos conceitos de Estado, Nação e Território e sua aplicação na análise dos conflitos geopolíticos.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos de conflitos geopolíticos do mundo.
  • Estimular a leitura e a discussão de textos sobre o tema.
  • Orientar os alunos na elaboração dos mapas mentais, quadros comparativos e mapas conceituais.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Ler e discutir os textos propostos.
  • Elaborar mapas mentais, quadros comparativos e mapas conceituais.