Aula sobre O Que E Geopolitica
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Geopolítica é um tema que está presente em nosso cotidiano, mesmo que muitas vezes não percebamos. As relações internacionais, as disputas territoriais, as guerras e os conflitos são exemplos de questões geopolíticas que afetam a vida de todos nós. Nesta aula, vamos entender o que é geopolítica e como ela se relaciona com conceitos como Estado, nação, território, governo e país. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão protagonistas do seu próprio aprendizado.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a metodologia que será utilizada. Os alunos deverão assistir a um vídeo previamente selecionado pelo professor sobre o assunto.Etapa 2 - Leitura
Os alunos deverão ler um texto sobre o tema e fazer anotações sobre os conceitos apresentados. O professor poderá disponibilizar o texto em formato digital para que os alunos possam acessá-lo em seus próprios dispositivos.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas, e deverão discutir sobre os conceitos apresentados no texto. O professor pode fornecer algumas perguntas orientadoras para nortear a discussão.Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos deverão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs; cada grupo deverá criar um modelo diferente, com base nas discussões realizadas na etapa anterior.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo apresenta o seu modelo para a turma e explica como ele pode ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos deverão discutir sobre os modelos apresentados e analisar como eles podem ser utilizados em outras atividades.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma síntese dos conceitos apresentados na aula e peça que os alunos avaliem a atividade utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade.
- Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
- Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e discutir ideias.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
- Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
- Capacidade dos alunos de aplicar os conceitos apresentados na aula.
Ações do professor
- Selecionar um vídeo e um texto sobre o tema para a atividade.
- Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo e ler o texto sobre o tema.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs.