Aula sobre O Que E Geopolitica

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Geopolítica é um tema que está presente em nosso cotidiano, mesmo que muitas vezes não percebamos. As relações internacionais, as disputas territoriais, as guerras e os conflitos são exemplos de questões geopolíticas que afetam a vida de todos nós. Nesta aula, vamos entender o que é geopolítica e como ela se relaciona com conceitos como Estado, nação, território, governo e país. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão protagonistas do seu próprio aprendizado.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a metodologia que será utilizada. Os alunos deverão assistir a um vídeo previamente selecionado pelo professor sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Leitura

    Os alunos deverão ler um texto sobre o tema e fazer anotações sobre os conceitos apresentados. O professor poderá disponibilizar o texto em formato digital para que os alunos possam acessá-lo em seus próprios dispositivos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas, e deverão discutir sobre os conceitos apresentados no texto. O professor pode fornecer algumas perguntas orientadoras para nortear a discussão.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos deverão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs; cada grupo deverá criar um modelo diferente, com base nas discussões realizadas na etapa anterior.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo apresenta o seu modelo para a turma e explica como ele pode ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos deverão discutir sobre os modelos apresentados e analisar como eles podem ser utilizados em outras atividades.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese dos conceitos apresentados na aula e peça que os alunos avaliem a atividade utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e discutir ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
  • Capacidade dos alunos de aplicar os conceitos apresentados na aula.

Ações do professor

  • Selecionar um vídeo e um texto sobre o tema para a atividade.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo e ler o texto sobre o tema.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs.