Aula sobre O Que E Globalizacao
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
A globalização é um processo que tem sido cada vez mais presente em nossas vidas, mas nem sempre é fácil entender o que ela significa e como ela afeta o mundo em que vivemos. Aqui, vamos explorar o conceito de globalização e seus efeitos, analisando diferentes perspectivas e argumentos críticos.
Etapa 1 - Problematização
Apresente aos alunos a seguinte questão: "O que é globalização e como ela afeta o mundo em que vivemos?".Peça para que os alunos reflitam sobre a questão e anotem suas ideias em um caderno.
Etapa 2 - Organização em grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e peça para que eles compartilhem suas ideias sobre a questão proposta na etapa anterior.Cada grupo deve escolher um líder para apresentar as ideias do grupo para a turma.
Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo deve pesquisar sobre o conceito de globalização e seus efeitos, buscando diferentes perspectivas e argumentos críticos.Os alunos podem utilizar livros, revistas, jornais e outros materiais disponíveis na escola.
Etapa 4 - Discussão em grupo
Os grupos devem se reunir novamente para discutir as informações encontradas na pesquisa e elaborar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo deve apresentar seu template de Dinâmica dos 3 Qs para a turma, explicando as ideias e argumentos encontrados na pesquisa.Etapa 6 - Debate
Após as apresentações, promova um debate em sala de aula, incentivando os alunos a analisar as diferentes perspectivas e argumentos críticos apresentados pelos grupos.Etapa 7 - Avaliação
Utilize o template de Dinâmica dos 3 Qs elaborado pelos alunos como uma ferramenta de avaliação da atividade. Além disso, avalie a participação dos alunos no debate e na pesquisa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos.
- Estimular a pesquisa e a busca por diferentes perspectivas.
- Promover o debate e a discussão em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e na elaboração do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Qualidade das ideias e argumentos apresentados na pesquisa e na apresentação.
- Participação ativa no debate e na discussão em grupo.
Ações do professor
- Orientar os alunos na pesquisa e na elaboração do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Estimular a participação ativa dos alunos no debate e na discussão em grupo.
- Avaliar a atividade de forma justa e imparcial.
Ações do aluno
- Participar ativamente da pesquisa e da elaboração do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Apresentar ideias e argumentos de forma clara e objetiva.
- Participar ativamente do debate e da discussão em grupo.