Aula sobre O Que E Globalizacao
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A globalização é um processo que tem sido cada vez mais presente em nossas vidas, mas nem sempre é fácil entender o que ela significa e como ela afeta o mundo em que vivemos. Aqui, vamos explorar o conceito de globalização e seus efeitos, analisando diferentes perspectivas e argumentos críticos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o conceito de globalização e seus efeitos.Etapa 2 - Divisão em grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.Etapa 3 - Explicação da metodologia
Explique a metodologia de Aprendizagem Entre Pares e o template de avaliação por pares.Etapa 4 - Pesquisa e análise
Oriente os grupos na pesquisa e análise de diferentes perspectivas sobre a globalização.Etapa 5 - Construção dos argumentos
Incentive a construção de argumentos em grupo.Etapa 6 - Apresentação e avaliação
Os grupos irão apresentar seus argumentos e avaliar os outros grupos utilizando o template de avaliação por pares.Etapa 7 - Reflexão
Incentive os alunos a respeito da reflexão sobre o próprio desempenho e a recebida da avaliação dos outros grupos.
Intencionalidades pedagógicas
- Analisar criticamente diferentes perspectivas sobre a globalização;
- Estimular a colaboração e a comunicação entre os alunos;
- Desenvolver a habilidade de avaliação por pares.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo: como o grupo se organizou para realizar a atividade;
- Construção dos argumentos: qualidade dos argumentos apresentados pelo grupo;
- Apresentação e comunicação: clareza e efetividade da apresentação;
- Desempenho geral: avaliação geral do desempenho do grupo.
Ações do professor
- Apresentar o conceito de globalização e seus efeitos;
- Dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos;
- Explicar a metodologia de Aprendizagem Entre Pares e o template de avaliação por pares;
- Orientar os grupos na pesquisa e análise de diferentes perspectivas sobre a globalização;
- Acompanhar e orientar os grupos durante a atividade.
Ações do aluno
- Pesquisar e analisar diferentes perspectivas sobre a globalização;
- Discutir e construir argumentos em grupo;
- Preparar a apresentação dos argumentos;
- Avaliar o desempenho dos outros grupos utilizando o template de avaliação por pares;
- Receber a avaliação dos outros grupos e refletir sobre o próprio desempenho.