Aula sobre O Que E Globalizacao

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A globalização é um processo que tem sido cada vez mais presente em nossas vidas, mas nem sempre é fácil entender o que ela significa e como ela afeta o mundo em que vivemos. Aqui, vamos explorar o conceito de globalização e seus efeitos, analisando diferentes perspectivas e argumentos críticos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o conceito de globalização e seus efeitos.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

  3. Etapa 3 - Explicação da metodologia

    Explique a metodologia de Aprendizagem Entre Pares e o template de avaliação por pares.

  4. Etapa 4 - Pesquisa e análise

    Oriente os grupos na pesquisa e análise de diferentes perspectivas sobre a globalização.

  5. Etapa 5 - Construção dos argumentos

    Incentive a construção de argumentos em grupo.

  6. Etapa 6 - Apresentação e avaliação

    Os grupos irão apresentar seus argumentos e avaliar os outros grupos utilizando o template de avaliação por pares.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Incentive os alunos a respeito da reflexão sobre o próprio desempenho e a recebida da avaliação dos outros grupos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Analisar criticamente diferentes perspectivas sobre a globalização;
  • Estimular a colaboração e a comunicação entre os alunos;
  • Desenvolver a habilidade de avaliação por pares.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo: como o grupo se organizou para realizar a atividade;
  • Construção dos argumentos: qualidade dos argumentos apresentados pelo grupo;
  • Apresentação e comunicação: clareza e efetividade da apresentação;
  • Desempenho geral: avaliação geral do desempenho do grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de globalização e seus efeitos;
  • Dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos;
  • Explicar a metodologia de Aprendizagem Entre Pares e o template de avaliação por pares;
  • Orientar os grupos na pesquisa e análise de diferentes perspectivas sobre a globalização;
  • Acompanhar e orientar os grupos durante a atividade.

Ações do aluno

  • Pesquisar e analisar diferentes perspectivas sobre a globalização;
  • Discutir e construir argumentos em grupo;
  • Preparar a apresentação dos argumentos;
  • Avaliar o desempenho dos outros grupos utilizando o template de avaliação por pares;
  • Receber a avaliação dos outros grupos e refletir sobre o próprio desempenho.