Aula sobre O Que E Globalizacao
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A globalização é um processo que tem sido cada vez mais presente em nossas vidas, mas muitas vezes não entendemos completamente o que ela significa. Aqui, vamos explorar o conceito de globalização e seus efeitos em diferentes áreas, como economia, cultura e política.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o conceito de globalização e seus efeitos em diferentes áreas.Etapa 2 - Divisão em grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.Etapa 3 - Check-in
Realização do Check-in no template de registro de aprendizagem, registrando as expectativas em relação à aula.Etapa 4 - Pesquisa em grupo
Pesquisa em grupo sobre os efeitos da globalização em diferentes áreas, como economia, cultura e política.Etapa 5 - Discussão e debate
Discussão e debate entre os grupos sobre os efeitos da globalização.Etapa 6 - Registro de aprendizagem
Registro das conclusões e análises no template de registro de aprendizagem.Etapa 7 - Check-out
Realização do Check-out no template de registro de aprendizagem, registrando as reflexões sobre o que foi aprendido na aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento do pensamento crítico;
- Estímulo à participação ativa dos alunos;
- Incentivo à colaboração e ao trabalho em equipe.
Critérios de avaliação
- Compreensão do conceito de globalização;
- Identificação dos efeitos da globalização em diferentes áreas;
- Análise crítica das mudanças e permanências associadas ao processo de globalização;
- Habilidade de argumentação em relação às políticas globais.
Ações do professor
- Apresentar o conceito de globalização e seus efeitos em diferentes áreas;
- Dividir a turma em grupos e fornecer um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out;
- Orientar os alunos na pesquisa sobre os efeitos da globalização em diferentes áreas;
- Estimular a discussão e o debate entre os grupos;
- Fornecer feedbacks individuais e coletivos sobre o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Realizar o Check-in no template de registro de aprendizagem, registrando suas expectativas em relação à aula;
- Pesquisar sobre os efeitos da globalização em diferentes áreas, como economia, cultura e política;
- Discutir e debater em grupo sobre os efeitos da globalização;
- Registrar suas conclusões e análises no template de registro de aprendizagem;
- Realizar o Check-out no template de registro de aprendizagem, registrando suas reflexões sobre o que foi aprendido na aula.