Aula sobre O Que E Globalizacao

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A globalização é um processo que tem sido cada vez mais presente em nossas vidas, mas muitas vezes não entendemos completamente o que ela significa. Aqui, vamos explorar o conceito de globalização e seus efeitos em diferentes áreas, como economia, cultura e política.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o conceito de globalização e seus efeitos em diferentes áreas.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

  3. Etapa 3 - Check-in

    Realização do Check-in no template de registro de aprendizagem, registrando as expectativas em relação à aula.

  4. Etapa 4 - Pesquisa em grupo

    Pesquisa em grupo sobre os efeitos da globalização em diferentes áreas, como economia, cultura e política.

  5. Etapa 5 - Discussão e debate

    Discussão e debate entre os grupos sobre os efeitos da globalização.

  6. Etapa 6 - Registro de aprendizagem

    Registro das conclusões e análises no template de registro de aprendizagem.

  7. Etapa 7 - Check-out

    Realização do Check-out no template de registro de aprendizagem, registrando as reflexões sobre o que foi aprendido na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento do pensamento crítico;
  • Estímulo à participação ativa dos alunos;
  • Incentivo à colaboração e ao trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito de globalização;
  • Identificação dos efeitos da globalização em diferentes áreas;
  • Análise crítica das mudanças e permanências associadas ao processo de globalização;
  • Habilidade de argumentação em relação às políticas globais.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de globalização e seus efeitos em diferentes áreas;
  • Dividir a turma em grupos e fornecer um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out;
  • Orientar os alunos na pesquisa sobre os efeitos da globalização em diferentes áreas;
  • Estimular a discussão e o debate entre os grupos;
  • Fornecer feedbacks individuais e coletivos sobre o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar o Check-in no template de registro de aprendizagem, registrando suas expectativas em relação à aula;
  • Pesquisar sobre os efeitos da globalização em diferentes áreas, como economia, cultura e política;
  • Discutir e debater em grupo sobre os efeitos da globalização;
  • Registrar suas conclusões e análises no template de registro de aprendizagem;
  • Realizar o Check-out no template de registro de aprendizagem, registrando suas reflexões sobre o que foi aprendido na aula.