Aula sobre O Que E Globalizacao

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A globalização é um processo que tem sido cada vez mais presente em nossas vidas, mas nem sempre é fácil entender o que ela significa. Aqui, vamos explorar o conceito de globalização e seus impactos na sociedade atual.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o conceito de globalização e seus principais impactos na sociedade.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos e entregue o template de avaliação por rúbrica.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os grupos discutem o tema proposto, utilizando o template de avaliação por rúbrica para avaliar as ideias apresentadas pelos colegas.

  4. Etapa 4 - Debate em sala

    Estimule o debate entre os grupos, fazendo perguntas e incentivando a troca de ideias.

  5. Etapa 5 - Avaliação das ideias

    Os grupos utilizam o template de avaliação por rúbrica para avaliar as ideias apresentadas pelos colegas.

  6. Etapa 6 - Reflexão sobre os impactos da globalização

    Os alunos refletem sobre os impactos da globalização na sociedade e apresentam possíveis soluções para os problemas identificados.

  7. Etapa 7 - Síntese da aula

    Sintetize as principais ideias discutidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos em relação à globalização;
  • Estimular o debate e a troca de ideias entre os alunos;
  • Promover a reflexão sobre os impactos da globalização na sociedade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate;
  • Argumentação coerente e fundamentada;
  • Respeito às opiniões dos colegas;
  • Utilização adequada do template de avaliação por rúbrica.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de globalização e seus principais impactos na sociedade;
  • Dividir a turma em grupos e entregar o template de avaliação por rúbrica;
  • Estimular o debate entre os grupos, fazendo perguntas e incentivando a troca de ideias;
  • Orientar os alunos na utilização do template de avaliação por rúbrica;
  • Fazer uma síntese das principais ideias discutidas na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate, apresentando argumentos coerentes e fundamentados;
  • Respeitar as opiniões dos colegas, mesmo que não concordem com elas;
  • Utilizar o template de avaliação por rúbrica para avaliar as ideias apresentadas pelos colegas;
  • Trabalhar em equipe para desenvolver as atividades propostas;
  • Refletir sobre os impactos da globalização na sociedade e apresentar possíveis soluções para os problemas identificados.