Aula sobre O Que E Literatura De Cordel

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A literatura de cordel é uma forma de poesia popular que se originou no Nordeste do Brasil. Ela é conhecida por ser escrita em versos e por ser vendida em folhetos ilustrados, que eram pendurados em cordas para serem vendidos nas feiras e nas ruas. A literatura de cordel é uma importante manifestação cultural brasileira, que une história, cultura, tradição e arte. Nesta atividade, os estudantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre essa forma de literatura, sua história, características e como ela pode ser aplicada em suas vidas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da atividade de forma breve e descontraída, contando a história da sua origem, sua importância cultural e sua estrutura.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas. Cada grupo escolherá um tema relacionado à literatura de cordel, como, por exemplo, "os personagens típicos do cordel", "a influência da literatura de cordel na música", "os temas abordados na literatura de cordel".

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo terá um tempo para realizar pesquisas sobre o seu tema, utilizando fontes como livros, internet, entrevistas com pessoas que conhecem a literatura de cordel, etc. Caso não seja possível realizar pesquisas on-line, forneça aos alunos textos impressos que tragam repertório aos alunos.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares

    Os grupos deverão criar um template de avaliação por pares, com os seguintes critérios de avaliação:

    1\. Organização do grupo;

    2\. Construção dos argumentos;

    3\. Apresentação e comunicação;

    4\. Desempenho geral.

    Esses critérios devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.


  5. Etapa 5 - Apresentação dos trabalhos

    Cada grupo apresentará seu trabalho para a turma, utilizando a linguagem do cordel.

  6. Etapa 6 - Avaliação por pares

    Após a apresentação de cada grupo, os demais grupos farão a avaliação por pares, utilizando o template criado na etapa anterior.

  7. Etapa 7 - Discussão final

    Ao final das apresentações, abra uma discussão com a turma sobre os temas abordados na literatura de cordel, sua importância cultural e como essa forma de literatura pode ser aplicada em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos em textos literários;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e descontraída;
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los sobre o tema;
  • Acompanhar o processo de pesquisa e criação do template de avaliação por pares;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos;
  • Fazer a mediação da discussão final.

Ações do aluno

  • Escolher um tema relacionado à literatura de cordel;
  • Realizar pesquisas em grupo;
  • Criar o template de avaliação por pares;
  • Apresentar o trabalho para a turma;
  • Participar da discussão final.