Aula sobre O Que E Literatura De Cordel

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A atividade proposta pretende introduzir os alunos ao universo da literatura de cordel, uma expressão cultural rica e singular do nosso país. Através da metodologia Design Sprint, os alunos serão guiados em cinco etapas, iniciando pela compreensão e pesquisa sobre a literatura de cordel, passando pela criação de estrofes e versos, a tomada de decisões sobre a estrutura e personagens do cordel, a criação de um protótipo visual e, por fim, a avaliação e refinamento do trabalho. Essa atividade visa estimular a criatividade, a escrita, a pesquisa e a expressão oral dos alunos, permitindo que mergulhem na rica cultura brasileira de forma dinâmica e participativa.

  1. Etapa 1 - Entender

    Divida os alunos em grupos de 4 ou 5 pessoas. Eles devem realizar pesquisas sobre a literatura de cordel, incluindo sua história, temáticas comuns, estrutura e estilo. Caso não seja possível realizar uma pesquisa on-line, disponibilize aos alunos textos impressos que auxiliem na construção de repertório sobre o tema. Depois, promova uma discussão em grupo para compartilhar os conhecimentos adquiridos, trocar experiências e explorar as diferentes formas de expressão presentes nos cordéis. Ao final desta etapa, os alunos devem definir um tema específico para a criação de um cordel.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos devem realizar uma sessão de brainstorming para gerar ideias relacionadas ao tema escolhido, incluindo personagens, eventos e mensagens que podem ser abordados no cordel. Após surgirem as ideias, eles criarão versos e estrofes utilizando a métrica e a rima características da literatura de cordel. Depois, avaliarão as ideias geradas e selecionarão aquelas que melhor se encaixam no tema e no objetivo do cordel.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Explique aos alunos que eles devem determinar a estrutura do cordel, incluindo o número de estrofes, versos por estrofe e o padrão de rima a ser utilizado. Eles também precisam desenvolver os personagens principais e secundários que serão retratados no cordel. Feito isso, deverão decidir se o cordel será apresentado em formato de livro, pôster, vídeo ou outra mídia.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com tudo decidido, os alunos escreverão o cordel com base nas estrofes e versos desenvolvidos anteriormente. Incentive-os a criarem ilustrações que complementem a narrativa. Auxilie também na organização dos textos e nas ilustrações, orientando-os a construí-los em um formato visual e atraente, considerando a estética da literatura de cordel. Ao final, os alunos deverão rever o protótipo, fazer ajustes no texto, nas ilustrações e na diagramação para garantir que o cordel esteja coeso e atraente.

  5. Etapa 5 - Testar

    Realize uma sessão em grupo para que os participantes leiam o cordel, compartilhem suas impressões e forneçam feedback sobre a narrativa, estrutura, ilustrações, etc. Os alunos deverão analisar as opiniões e sugestões dos participantes, identificando pontos fortes e áreas que precisam ser melhoradas. Eles devem fazer os ajustes necessários com base no feedback recebido, aprimorando a narrativa, as ilustrações e a diagramação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Explorar a literatura de cordel como forma de expressão cultural, valorizando a diversidade e o patrimônio cultural brasileiro;
  • Estimular a criatividade e a expressão escrita dos alunos por meio da criação de um cordel;
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise e síntese ao estudar a literatura de cordel e sua história;
  • Promover o trabalho em equipe e a troca de ideias por meio de discussões e atividades em grupo;
  • Desenvolver habilidades de apresentação oral, permitindo que os alunos compartilhem seus cordéis com os colegas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades de pesquisa e discussão sobre a literatura de cordel;
  • Criatividade na escolha do tema e na elaboração das estrofes e versos do cordel;
  • Coerência e fluidez na estrutura do cordel, seguindo a métrica e a rima características da literatura de cordel;
  • Qualidade da escrita, incluindo gramática, ortografia e pontuação;
  • Originalidade e impacto das ilustrações utilizadas no cordel;

Ações do professor

  • Apresentar os conceitos e características da literatura de cordel por meio de pesquisas, leituras e discussões em sala de aula;
  • Facilitar a realização de atividades em grupo, como sessões de brainstorming, discussões e compartilhamento de ideias;
  • Fornecer orientações e feedback durante o processo de criação do cordel, auxiliando na estrutura, métrica, rima e aspectos gramaticais;
  • Promover a pesquisa individual ou em grupo sobre a história da literatura de cordel e seus principais autores, permitindo que os alunos ampliem seus conhecimentos;
  • Organizar uma sessão de apresentação dos cordéis, incentivando os alunos a compartilharem seus trabalhos com os colegas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo sobre a literatura de cordel, compartilhando conhecimentos e ideias;
  • Realizar pesquisas individuais ou em grupo sobre a história, características e autores da literatura de cordel;
  • Criar estrofes e versos que sigam a métrica e a rima da literatura de cordel, expressando criatividade e originalidade;
  • Desenvolver habilidades de escrita ao elaborar o cordel, considerando a coerência, a fluidez e a correção gramatical;
  • Ilustrar o cordel de forma criativa, utilizando técnicas e materiais adequados;